fbpx
06_508

A vida de uma Cidade num Importante Documento

A história das nossas cidades é uma ferramenta fundamental para a compreensão da vida e da sociedade de várias épocas. São muitos os exemplos de ensaios que, partindo de um caso particular, nos ajudam a pintar um quadro maior e mais completo sobre a organização social e económica de uma determinada sociedade.

Infelizmente, as fontes nem sempre abundam. Esta é uma excepção.

A obra que aqui vos apresentamos na sua primeira edição é uma importante resenha dos aspectos da vida na cidade de Lisboa e “um dos primeiros ensaios estatísticos que se fizeram entre nós, abrangendo não só a mobilidade demográfica, como os aspectos industrial, comercial, religioso e de beneficiência” (cf. pref. da edição de 1908).

Pela nota que nos deixa El-Rei D. Manuel, Cristóvão Oliveira foi “Guarda-Roupa” do Arcebispo de Lisboa, D. Fernando de Menezes Coutinho e Vasconcelos, tendo sido incubido por este a “se informar na verdade do rendimento do Arcebispado e Cabido da Sé”, e de todas as igrejas, colégios, mosteiros espirituais, capelas, confrarias e do número de fogos, moradores e respectivos ofícios.

Para cumprir o mandato, Cristóvão Oliveira pediu a todos os priores da cidade para lhe obterem esses dados, resultando num documento importante e fidedigno sobre a demografia e economia da cidada na época.

É obra raríssima e valiosa e fundamental em qualquer Biblioteca dedicada à história de Lisboa e de Portugal na época de Quinhentos.


Biblioteca Particular | Sex., 09 de Junho | 21h

Deixe já as suas ordens de compra e não se esqueça de apontar na sua agenda as 21h00 da próxima sexta-feira, dia 9 de Junho

EXPOSIÇÃO
Dias 7 e 9 de Junho
Livraria A Nova Ecléctica, Calçada do Combro 50, 1200-115 Lisboa
das 11h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00

PARTILHE COM AMIGOS

Mais
histórias