fbpx
13d_508

Uma Viagem no Renascimento

Na experiência de livreiros, muitos são os títulos, numa avaliação puramente pessoal baseada apenas naquilo que é o nosso gosto pessoal, que consideramos valerem muito mais do que aquilo que percepcionamos quando a apresentamos a alguém.

A Corografia de Gaspar Barreiros é um desses casos. Talvez porque não tenha como destino o Oriente desejado pelos portugueses da época, tema muito valorizado por razões óbvias pelos Bibliófilos, a viagem descrita por Gaspar Barreiros, sobrinho de João de Barros, tem sido vista pelos coleccionadores como um título que se vai deixando para trás em favor de outros.

No entanto, a obra impressa pela primeira vez nesta edição que agora apresentamos, é um exemplo clássico do espírito de viajante renascentista onde a Itália se revelava “um espaço sagrado de inteligência e para o humanista, uma espécie de purificação espiritual.” (cf. BARRETO, p. 56)

Escrita de viagens, em diálogo com as Décadas escritas por seu tio, na sua dimensão geográfica, mas também imaginária e com referências aos Descobrimentos, a Corografia é um exemplo clássico da literatura de viagens da época, levando-nos do de Espanha até ao Norte de Itália, passando pelo Sul de França, com textos que, mais do que descreverem um lugar, se apresentam como reflexões de um tempo e mentalidade que ainda hoje nos fascinam.

É um dos impressos do século XVI em Portugal mais interessantes e especialmente raro quando completo com todas as suas partes e em bom estado de conservação.

Seguramente, um dos títulos que merece figurar na sua extraordinária Biblioteca.

Biblioteca Particular | Sex., 09 de Junho | 21h

Deixe já as suas ordens de compra e não se esqueça de apontar na sua agenda as 21h00 da próxima sexta-feira, dia 9 de Junho

EXPOSIÇÃO
Dias 7 e 9 de Junho
Livraria A Nova Ecléctica, Calçada do Combro 50, 1200-115 Lisboa
das 11h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00

PARTILHE COM AMIGOS

Mais
histórias