fbpx
05f_508

Um Hino à Impressão em Portugal no s. XVI

É difícil escolher um destaque para um leilão como este. Provavelmente todos os 30 lotes mereceriam um destaque de algum género, mas teremos de dar a devida publicidade aos impressos em Portugal no s. XVI, tema muito querido pelo Bibliófilo que tanto esforço colocou na construção da sua Biblioteca.

O Livro das Constituições do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, nesta edição de 1553, é um desses casos.

Desconhecida de Anselmo, que apenas soube da sua existência através de uma nota manuscrita guardada nos arquivos da Biblioteca Nacional (cf. Anselmo, 459), esta é a penúltima edição impressa no s. XVI.

Segundo Inocêncio, a obra teve como primeiro compilador Fr. Brás de Barros, primeiro bispo de Leiria e responsável pela regorma da Ordem dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho, cujo principal mosteiro foi o de Santa Cruz de Coimbra.

Com todas as edições saídas dos prelos do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, é uma verdadeira obra prima no que diz respeito à impressão, contendo uma gravura de página inteira no verso do frontispício que representa uma reunião do capítulo e várias letras capitulares, todas executadas em madeira de excelente qualidade.

Um verdadeiro hino à arte negra no s. XVI em Portugal.

Veja este lote

Biblioteca Particular | Sex., 09 de Junho | 21h

Deixe já as suas ordens de compra e não se esqueça de apontar na sua agenda as 21h00 da próxima sexta-feira, dia 9 de Junho

EXPOSIÇÃO
Dias 7 e 9 de Junho
Livraria A Nova Ecléctica, Calçada do Combro 50, 1200-115 Lisboa
das 11h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00

PARTILHE COM AMIGOS

Mais
histórias