fbpx
02a

Uma Carta Náutica de 1492

A historiografia dos Descobrimentos Portugueses está, felizmente, cheia de publicações relacionadas com a cartografia. São exemplos disso os esforços do Visconde de Santarém, com o seu importantíssimo Atlas ou a publicação nos anos 60 da Portugalliae Monumenta Cartographica.

Especialmente nos anos 90 e 2000 foram publicados vários títulos relacionados com a Cartografia, entre eles a edição fac-similada em tamanho real da mais antiga carta portuguesa, assinada e datada, que se conhece.

A Carta Náutica de Jorge de Aguiar, datada de 1492, foi revelada pela primeira vez em 1968, no decurso de um encontro de académicos em Coimbra. Pertencente à colecção de mapas da Biblioteca da Universidade de Yale, logo causou grande burburinho, tendo sido vários os estudos que se lhe dedicaram.

Desde logo Armando Cortesão, conhecedor da Cartografia Portuguesa, que, nesse mesmo ano, publica um artigo nas Memórias da Academia das Ciências de Lisboa [ tomo XII, 1968, pp.201-211 ], onde se reproduz a preto, que a voltou a reproduzir em tamanho reduzido na sua História da Cartografia. A segunda edição da Portugalliae Monumenta Cartographica [1987], também viu a carta ser reproduzida em tamanho reduzido.

Esta edição é a primeira que reproduz a cores e em tamanho real o importante documento que passou a constituir, pela sua antiguidade e assinatura, um marco muito importante na história da cartografia portuguesa e está disponível –> AQUI <–

PARTILHE COM AMIGOS

Mais
histórias