fbpx
473Lot22Banner

Quando a Sangria era Aceitável

A sangria ou flebotomia é uma prática terapêutica com milénios de existência. Segundo os historiadores, a prática nasceu no Egipto, espandindo-se, ao longo da história, por todo o mundo.

Ainda que tivesse sido, desde muito cedo, uma prática contestada por alguns, a verdade é que ela se difundiu enormemente, sendo bastante comum o seu uso para o tratamento dos mais variados sintomas de doença, desde uma enxaqueca à peste, havendo até aqueles que a praticava apenas porque acreditavam nos seus benefícios para a sua saúde.

A grande maioria das vezes, a prática era mantida pelos chamados cirurgiões-barbeiros, que, além do uso da tesoura para o tratamento da barba e do cabelo, usavam a sua firmeza de mão para tratar dentes, calos e para praticarem actos cirúrgicos mais complexos, entre eles a flebotomia.

Este pequeníssimo tratado que está no leilão da próxima 6.a feira, dia 23 de Setembro, é um manual anatómico para que homens sem formação médica praticassem a sangria com mais informação. Além da prática da sangria, este pequeno tratado possui um capítulo dedicado à prática da cesariana.

Uma obra curiosíssima e interessante para todos os que têm a medicina como tema da sua colecção.

Veja este e outros lotes –> AQUI <–

PARTILHE COM AMIGOS

Mais
histórias