fbpx
BlogCraesbeeck-banner

Craesbeeck, o Império dos 100 anos de Impressão

Importante e, certamente, uma das mais emblemática oficinas tipográficas da Península Ibérica, em toda a História da impressão.

Fundada por um tipógrafo flamengo, de Antuérpia, Pieter van Craesbeeck (ou Petrum Craesbeeck, Pedro Craesbeeck ou Craesbeeck, consoante a época, a ocasião e o contexto…), publicou em 1597 uma reimpressão do “Index librorum prohibitum, cum regulis confectis, per Patres à Tridentino Synodo delectos”.

Esta obra, que consiste precisamente numa versão autorizada pelo Papa Clemente VIII (a quem os Católicos devem a autorização para beber café…), no célebre Index aprovado no Concílio de Trento, é impressa em Portugal como forma de respectiva divulgação.

Existe na Biblioteca Nacional um Alvará de 1595, que consiste na “Ley das duuidas que a entre os Escrivães das Correições & Tabaliães do Iudicial”, que se sabe ter sido anteriormente impresso por Pieter van Craesbeeck, muito embora não apresente indicação de impressor, localidade ou data de impressão.

A Oficina Craesbeeck durou 4 gerações, antes de desaparecer, tendo sido a responsável pela impressão de mais de 2.000 espécies bibliográficas, algumas das mais importantes publicadas em Portugal, tais como “A primeira parte das Chronicas dos reis de Portugal” ou a “Origem da Lingoa Portuguesa”, ambos de Duarte Nunes do Leão, “O Cond’estabre de Portugal D. Nuno Alvares Pereira”, de Francisco Rodrigues Lobo ou a primeira edição comentada dos Lusíadas (de Luís de Camões), por Manuel Correia.

A Associação Portuguesa de Livreiros Alfarrabistas publicou o estudo “Craesbeeck, Uma dinastia de impressores em Portugal”, de João José Alves Dias, em Lisboa, no ano de 1996 (da era vulgar, como sublinhado pelo Autor, no Prefácio…).

O frontispício da importante bibliografia publicada em 1996.

DIAS, João José Alves. – CRAESBEECK, UMA DINASTIA DE IMPRESSORES EM PORTUGAL. – Lisboa: Associação Portuguesa de Livreiros Alfarrabistas, 1996. – 102, [6] pp.: il.; 210 mm.

Neste livro, para além da reprodução de 100 frontispícios, encontram-se referências bibliográficas e comentários relativos aos respectivos impressos, para além de um estudo histórico introdutório sobre a Tipografia Craesbeeck, respectivos impressores, bem como sobre a ascensão e queda deste Império.

Para nós, um significado especial. A obra foi lançada por ocasião do primeiro Catálogo que compilei para a livraria de meu Pai. Um catálogo de uma extraordinária biblioteca, propriedade de um jovem bibliófilo de quem, por essa altura, me tornei amigo e a quem devo muito do que aprendi na época.

A dedicatória do meu exemplar que guardo com imenso carinho.

Alguns títulos publicados pela Dinastia Craesbeeckiana

PARTILHE COM AMIGOS

Mais
histórias