Leilão Especial Online

RETRATOS, e Elogios dos Varões, e Donas. Lisboa. 1817.

The auction will start in __ days and __ hours

Start price: €120

Estimated price:

Auction house commission: 15%

VAT: On commission only

RETRATOS, e Elogios dos Varões, e Donas. Que Illustraram a Nação Portugueza em Virtudes, Letras, Armas, e Artes, Assim Nacionaes , como estranhos, tanto antigos, como modernos. Offerecidos aos Generosos Portuguezes. Lisboa: Na Officina de Simão Thaddeo Ferreira, 1817.

2 v.; Portada alegórica, [24] pp., 72 est. acompanhadas do texto respectivo.: il.; 220 mm. Encadernações inteiras de pele, cansadas; boas margens; limpo.

Extraordinária publicação oitocentista em cadernos ou, por denominação moderna, fascículos, contendo cada um deles 4 retratos acompanhados das respectivas biografias. Segundo Inocêncio (v.7, 140), iniciou-se a sua publicação em Julho de 1806, terminando o primeiro volume com o caderno 12.º, contendo este o fontispício, prólogo, lista dos assinantes e uma biographia de Mateus Fernandes destinada a subsituir a originalmente publicada por conter erros grosseiros. A obra esteve interrompida desde 1807 até 1817, data que sairam os cadernos 10, 11 e 12.
É muito raro encontrarem-se exemplares completos como indicado por Inocêncio. O mais completo que costumam aparecer é com 74 dos 78 retratos na lista elaborada pelo bibliógrafo. De acordo com a lista de Inocêncio, que, para todos os efeitos, é a referência, faltam a este exemplar os retratos de D. Fernando, João XXI, Álvaro Vaz de Almada, Diogo Gonçalves Travassos, Pe. José Anchieta e Gregório Lopes.
Muito raro.
¶ Inocêncio, v.7, p. 140

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia