fbpx

Arte & História

MANUSCRITO. AGUSTÍN RIOL (Santiago). [MANUSCRITOS CURIOSOS]. Madrid. 1726, 16 de Junho

O leilão começará em __ dias e __ horas

Preço base: €250

Comissão da leiloeira: 15%

IVA: Sobre a comissão apenas

MANUSCRITO. AGUSTÍN RIOL (Santiago)
[MANUSCRITOS CURIOSOS]. Madrid: s.n., 1726, 16 de Junho.

Manuscrito sobre papel; duas partes: 1.ª parte, título, fol. br., [2] ff. de índices, 226 ff. numeração manuscrita; 2.ª parte, 127 ff. numeração manuscrita, incompleto, com falta dos fol. 1 a 21; 310 mm. Encadernação inteira de pergaminho da época com atilhos; ligeira acidez.

Manuscrito com o texto que cumpre uma ordem de Filipe V dada a D. Santiago Agustín Riol através do Marquês de Grimaldo, sobre o estado do reino e registo e organização do arquivo de Simancas. O códice começa com um fólio e o título «OBRAS de Don Santiago Agustín Riol sobre el Estado de los papeles de la Monarquia, origen de los Tribunales y Estado de los Archivos, y sobre el oficio de Agente del rey en Roma». Dividido em duas partes, O manuscrito é composto por:
(1) «Representación, hecha por el Secretario Don Santiago Agustín Riol, del origem y estado de los Consejos, Tribunales y demás Archivos Reales de la Corte, y Chancillerías el de Roma y Simancas» encontrando-se dividido em vários capítulos sobre a história dos arquivos, formas de organização dos mesmos, etc. Santiago Agustín Riol é considerado um dos mais importantes arquivistas espanhóis, principalmente pelo trabalho que desenvolveu no Arquivo de Simancas.
(2) De assunto diferente, é um regimento sobre uma lista de “bons e maus vassalos” com quem Espanha mantia negócios em Roma, devendo o agente do rei ali colocado cumprir com um conjunto de procedimentos a fim de prevenir alguns excessos cometidos nos vários negócios.

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia