fbpx

Biblioteca Particular parte VI

GÓIS (Damião de). COMMENTARII Rerum Gestarum in India citra Gangem a Lusitanis anno 1538. Lovaina. 1539

The auction will start in __ days and __ hours

Start price: €6,000

Buyer's premium: 15%

Sales Tax: On buyer's premium only

GÓIS (Damião de).
COMMENTARII Rerum Gestarum in India citra Gangem a Lusitanis anno 1538. Lovaina: ex Officina Rutgeri Rescii, 1539.
A-E4, []2; [22] ff.; 215 mm. Bom exemplar; encadernação moderna inteira de pergaminho com títulos a ouro na pasta anterior; limpo.
PRIMEIRA EDIÇÃO, raríssima, de uma das obras mais divulgadas daquele período. Escrita com o propósito claro de divulgação e aceitação das políticas ultramarinas portuguesas na Índia, a obra conheceu várias edições latinas e foi traduzida rapidamente para italiano e alemão. Vital para o comércio turco e veneziano, a cidade de Diu foi cercada em 1538 primeiro com as forças locais de Cambaia, lideradas por Coge Safar e depois apoiadas pelo exército otomano liderado por Suleimão Para, enviado por ordem do Sultão de Constantinopla. As forças portuguesas resistiram de Setembro a Novembro, tendo a armada otomana acabado por abandonar a cidade ao saber da aproximação da frota do vice-rei D. Garcia de Noronha. São os acontecimentos relativos a este cerco que Damião de Góis descreve neste seu opúsculo. De menor dimensão que aquele publicado sobre o segundo cerco em 1546, este abre de imediato com o enquadramento político dos factos, aludindo à traição do rei de Cambaia contra Nuno da Cunha e que irá constituir um dos vectores estruturares do relado, legitimando desta forma as acções dos portugueses. (cf. OSÓRIO, 2003, p. 171) bib: Barbosa, v. 1, p. 615; Leite de Faria, 4; OSÓRIO, Jorge A., “Em torno dos dois ‘De bello cambaico’ de Damião de Góis” in Máthesis, Universidade Católica Portuguesa, Viseu, 2003, pp. 165-181.

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia