fbpx

Manuscritos, Livros & Fotografia

[ARQUIVO DA CASA DO POÇO & PAÇO DE GOMINHÃES]. CARTAS de Manuel Rebelo de Carvalho Maltez a seu irmão Diogo de Carvalho e Sampaio. 1780 e inicio de XIX.

The auction will start in __ days and __ hours

Start price: €20

Buyer's premium: 15%

Sales Tax: On buyer's premium only

[ARQUIVO DA CASA DO POÇO & PAÇO DE GOMINHÃES].
CARTAS de Manuel Rebelo de Carvalho Maltez a seu irmão Diogo de Carvalho e Sampaio. 1780 e inicio de XIX.

5 cartas, papel, bi-fólios.

CORRESPONDÊNCIA enviada de Manuel Rebelo de Carvalho Maltez a seu irmão Diogo de Carvalho e Sampaio, estando apenas uma datada de 13 de Setembro de 1780 e as restantes, sem indicação de ano, enviadas do Porto a 15 de Março, 12 de Abril, 27 de Abril e 25 de Maio. As cartas versam sobre a propriedade da família do lado materno, a Quinta de Ventozelo, nomeadamente sobre a produção vinícola de vinhos, à demarcação de terrenos a essa propriedade pertencentes e sua fixação. Encontram-se também referências à genealogia familiar, em particular o pedido de vários documentos oficiais referentes a seu avô, Bento da Costa Soares e sua avó D. Josefa Franca Prais de Melo e Lima, pais da mãe do remetente e destinatários, D. Catarina Teresa de Casceoncelos e Abreu Lima que havia casado com Diogo Lopes de Carvalho, senhor do Morgado do Poço em Lamego.
Na carta de 12 de Abril enviada do Porto, fazem-se referências à guerra com os franceses e os problemas que isso trazia aos negócios do vinho e outros na região: “a guerra com os franceses já vai fazendo alguns efeitos, ainda se não embarcou vinho nenhum para fóra, chigou a nota de eles terem tomado dois navios amburguezes q deste Porto hião carregados de assucar […]”. Mais à frente, continua o autor: “foi d[es]pedido o emissário, com o pretexto de q a molestia de S. Magde não permitia o tratarse dos negócios q ele vinha propor, em fim veremos o q estes barbaros, qdo assim lhe podemos chamar, fazem a nosso respeito; q eu espero seremos sócios d’ Esp.ª e Inglaterra”.
Manuel Rebelo de Carvalho Maltez, irmão do embaixador Diogo de Carvalho e Sampaio, morreu, segundo Felgueiras Gayo, Balio de Leça, couto da Ordem do Hospital entre 1123 e 1834, constituída pelas freguesias de Aldoar, Custóias, Infesta e Leça do Balio.

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia