fbpx
historia-livro-chega-a-leilao

De Como um Livro Chega ao Leilão

Na semana passada percebeu de como o Nuno foi enganado pelo Pai e dedicou toda a sua vida aos livros antigos. Conheça agora a peregrinação que o livro faz numa venda em leilão.

Quando somos contactados para vender uma biblioteca ou um pequeno lote para leilão, a primeira fase é, claro, uma avaliação sobre o interesse dos mesmos para os nossos clientes.

Para nós, o critério de selecção centra-se em ajudá-lo a si a enriquecer a sua biblioteca. Trata-se, portanto, de um critério qualitativo e não quantitativo. É por essa razão que na Ecléctica Leilões raramente encontra lotes com três ou quatro títulos. Para nós, cada livro ou folheto tem um lugar próprio por direito, a sua biblioteca.

Seleccionados, chegados a acordo sobre as nossas comissões, feito o inventário sumário de cada título entregue, os livros entram para a fase de organização, agrupando-se em conjuntos que formarão os leilões. Nem sempre é possível, mas esforçamo-nos para que cada leilão tenha alguma coerência e unidade, seja pela temática, seja pela proveniência.

Cada título entra então na fase de catalogação, a mais demorada, complexa e que requer maiores cuidados. Cada livro é verificado e descrito conforme as Regras Portuguesas de Catalogação, com ligeiras adaptações, dando especial atenção à descrição do estado de conservação do exemplar e pelas quais a Ecléctica, em particular o Nuno, se responsabiliza por cada palavra usada. Este processo consome entre 15 minutos, para os títulos mais simples, a várias horas para livros importantes e complexos.

Depois de descrito, cada livro vai para o estúdio para ser fotografado e, finalmente, é carregado no nosso site para que possa licitar com segurança e assim enriquecer a sua fantástica Biblioteca.

PARTILHE COM AMIGOS

Mais
histórias