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Biblioteca Particular

VEIGA (Pe. Manuel da). RELAÇAM Geral do Estado da Christandade de Ethiopia. Em Lisboa. 1628.

O leilão começará em __ dias e __ horas

Preço base: €2,000

Preço estimado: €2 000 - €2 500

Comissão da leiloeira: 17%

IVA: Sobre a comissão apenas

VEIGA (Pe. Manuel da)
RELAÇAM Geral do Estado da Christandade de Ethiopia. Reduçam dos Scismaticos; Entrada, & Recebime[n]to do Patriarcha Dom Affonso Mendes; Obediencia dada polo Emperador Seltã Segued com toda sua Corte à Igreja Romana; & do que de novo socedeo no descobrime[n]to do Thybet, a que chamam, gram Catayo. Composta, e copiada das cartas que os Padres da Comapnhia de Iesu, escrevéram da India Oriental dos Annos de 624. 625 & 626. Em Lisboa: Por Mattheus Pinheiro, 1628.

[ ]2, A-P8, Q4; [2], 124 ff.; 190 mm. Encadernação moderna em pergaminho; corte das folhas carminado; margens curtas, mas sem corte de texto; cortes de traça marginais restaurados.

PRIMEIRA edição de uma das mais antigas referências ao Tibete e uma importante referência para as actividades missionárias e conhecimento dos costumes da região da Etiópia.
Compilado a partir das cartas enviadas pelos Jesuítas na Índia ao Pe. Manuel da Veiga, descrevem as actividades dos jesuítas naqueles territórios.
O primeiro livro trata exclusivamente das actividades missionárias dos Jesuítas na Etiópia, dando conta dos rituais autóctones, aprisionamentos de padres jesuítas pelos mouros e fundação de missões jesuítas no território.
O livro segundo, trata da viagem de D. Afonso Mendes de Lisboa até à Etiópia para substituir Pedro Páez como Patriarca da Etiópia e da forma como foi recebido, encontros com soberanos da região e outros detalhes.
O terceiro e último livro é intitulado “Das coisas do Reino do Grande Tibete, a que chamam Cataio” e descreve as viagens e acções do Fr. António Andrade no Tibete, o primeiro europeu desde o s. XIV a entrar naquele território oriental. Estão incluídas nesta parte algumas cartas de Fr. António Andrade.
RARÍSSIMO E VALIOSO.

¶ Palau, 356759; Samodães, 3467; Inocêncio, v.6, p. 121