fbpx

História

Lote 10:

AZEVEDO (Luís Marinho de). FUNDAÇÃO, Antiguidades, e Grandezas da mui Insigne Cidade de Lisboa, e seus Varoens Illustres em Santidade, Armas, e Letras. Lisboa. 1753.

O leilão começará em __ dias e __ horas

Preço base: €100

Comissão da leiloeira: 15%

IVA: Sobre a comissão apenas

AZEVEDO (Luís Marinho de)
FUNDAÇÃO, Antiguidades, e Grandezas da mui Insigne Cidade de Lisboa, e seus Varoens Illustres em Santidade, Armas, e Letras. Catalogo. de seus Prelados, e mais cousas Ecclesiasticas, e Politicas até o anno 1147. em que foi ganhada aos Mouros por El-Rey D.Affonso Henriques. […]. Lisboa: Na Officina de Manoel Soares, 1753.

2 v. em 1; [28], 170, [2], 118, [2] pp.; [2], 266 pp.; 210 mm. Encadernação da época inteira de pele; alguma acidez; boas margens.

Luís Marinho de Azevedo, natural de Lisboa, foi Capitão e Comissário Militar e esteve bastante ligado à guerra da Restauração ao servir como Secretário do Conde de S. Lourenço, quando este comandou as tropas ao serviço de D. João IV no Alentejo. Esta sua obra, bastante estimada, teve como primeira edição a impressa na Oficina Craesbeeckiana, 1652. Segundo o que podemos ler no suplemento ao Dicionário Bibliográfico, existem duas edições impressas em 1753. Uma delas não tem indicação do impressor referindo apenas "impressa à custa de Luís de Moraes" possuindo uma dedicatória deste a D.José. A presente possui a mesma dedicatória, com o mesmíssimo texto, mas assinada por Manuel António Monteiro de Campos. As licenças da edição de Morais datam de Setembro de 1753 e a de Monteiro de Campos de Maio e Junho do mesmo ano, o que faz pressupor que a presente edição é a segunda, apesar de não conter menção ao facto, enquanto a de Morais é a terceira, possuindo, no entanto, a indicação de "Segunda edição correcta e emendada". Estimado.
¶ Inoc., v.5, 303; v.16, 48

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia