fbpx

Biblioteca Particular parte VI

GÓIS (Damião de). Damiani Goes Eqvitis Lvsirani, De Bello Cambaico Vltimo Commentarii Tres. Lovanii. 1549

O leilão começará em __ dias e __ horas

Preço base: €8,000

Comissão da leiloeira: 15%

IVA: Sobre a comissão apenas

GÓIS (Damião de).
Damiani Goes Eqvitis Lvsirani, De Bello Cambaico Vltimo Commentarii Tres. Lovanii: Apud Seruatium Saßenum Diestensen, 1549.
4.º; A-H4; [32] ff.; 190 mm. Bom exemplar. Encadernação inteira de pele moderna, decorada com duplo filete nas pastas e títulos na lombada a ouro; apenas ligeiramente aparado à cabeça com o corte das folhas carminado; ligeira acidez.
PRIMEIRA EDIÇÃO, de uma das obras mais importantes de Damião de Góis e que trata do segundo cerco de Diu imposto pelas forças do sultanato do Guzerate capitaneadas por Coge Sofar entre Abril e Novembro de 1546. Damião de Góis escreveu dois textos em latim dedicados aos dois momentos em que a cidade de Diu se viu cercada pelas forças Turcas, ambas testemunhando a vontade de difundir rapidamente notícias que serviam os interesses de Portugal. Este folheto de maior fôlego que o primeiro, baseou-se em cartas de D. João de Mascarenhas disponibilizadas pelo Infante D. Luís, sobre o que ia sucedendo ao longo dos meses de 1546 em Diu. Ou seja, Góis identifica de forma muito clara a fonte principal das informações que dispôs para escrever este seu texto, tratando-se, quase de certeza, do conjunto de relatórios que D. João de Mascarenhas enviou a partir de Abril de 1546 a D. João de Castro e que António Baião publicou em 1925 [História quinhentista (inédita) do Segundo Cerco de Diu, Coimbra, 1925]. A obra é, por isso, um pouco mais elaborada que a primeira de tema semelhante e está dividida em três partes (ou “comentarii”). A primeira tem como ponto de partida o “argumento da perfídia e da malícia dos turcos, sobretudo do desejo de vingança de Coge Safar, para a legitimação do ponto de vista português” terminando com a morte do capitão turco. A segunda parte contém os acontecimentos até à chegada do auxílio de D. João de Castro. O terceiro e último, conta o final do cerco, centrando as atenções nas figuras de D. João de Mascarenhas e D. João de Castro. (cf. OSÓRIO, 2003, p. 177ss) Obra raríssima e de grande importância como fonte para a história da presença portuguesa na Índia. bib: Barbosa, v. 1, p. 615; Leite de Faria, 15; OSÓRIO, Jorge A., “Em torno dos dois ‘De bello cambaico’ de Damião de Góis” in Máthesis, Universidade Católica Portuguesa, Viseu, 2003, pp. 165-181.

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia