fbpx

Biblioteca Particular parte VI

MACEDO (Joaquim Manuel de). UM PASSEIO pela Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. s.d.

O leilão começará em __ dias e __ horas

Preço base: €150

Comissão da leiloeira: 15%

IVA: Sobre a comissão apenas

MACEDO (Joaquim Manuel de).
UM PASSEIO pela Cidade do Rio de Janeiro. Nova Edição.
Rio de Janeiro: B.L. Garnier, s.d..
2 v.; [4], VIII, 364, [4] pp., 5 gravs; [4], 362, [4] pp., 7 gravs.: il.; 215 mm. Bom exemplar; encadernações com lombada em pele da época; títulos e ferros a ouro nas lombadas; limpo.
Julgamos que se trata da segunda edição da obra, publicada pela primeira vez em 1862 e 1863. Ao consultar o catálogo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro verifica-se que apenas em 1942 está registada uma nova edição, revista e anotada, sendo esta a única publicada sem data, mas que é, aparentemente, do século XIX. Joaquim Manuel de Macedo, jornalista, professor, romancista, poeta, darmaturgo e memorialista, nasceu no Rio de Janeiro, em 1820. Formado em Medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro, publicou o seu primeiro livro, A Moreninha, em 1844, ano da conclusão do curso, que é tido pelos críticos como uma pequena revolução literária e cinco anos depois fundou a revista Guanabara onde publicou grande parte do seu poema A Nebulosa, que alguns críticos consideram um dos melhores do Romantismo. Tornou-se numa das figuras mais importantes da literatura brasileira de oitocentos, apenas suplantado por José de Alencar, tendo publicado vários títulos e algumas memórias. Entre estas últimas, “Um Passeio pela Cidade do Rio de Janeiro” é um dos mais importantes. Composto por crónicas publicadas originalmente no “Jornal do Commercio”, os textos falavam sobre “a história e tradições de alguns edifícios, estabelecimentos publicos e instituições da cidade do Reio de Janeiro, abundando quanto pudesse em informações relativas aos homens notaveis e aos usos e costumes do passado” (Aos meus Leitores). Está ilustrado com um total de 12 gravuras (uma delas repetida no primeiro e no segundo volume). Muito raro.

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia