fbpx

Biblioteca Particular, Parte V

VASCONCELOS (Agostinho Manuel de). VIDA y Acciones del Rey Don Juan el Segundo, Decimotercio de Portugal. 1639

O leilão começará em __ dias e __ horas

Comissão da leiloeira: 15%

IVA: Sobre a comissão apenas

VASCONCELOS (Agostinho Manuel de)

VIDA y Acciones del Rey Don Juan el Segundo, Decimotercio de Portugal. En Madrid: en la Imprenta de Maria de Quiñones, 1639.

¶4, ¶¶3, A-K8, L-Z4, Aa-Ll4; [14], 348 [aliás 350] pp.; 190 mm. Encadernação inteira de carneira da época, perda do rótulo com títulos na lombada; corte das folhas carminado; acidez um pouco mais acentuada a partir do caderno L; fólios preliminares aparados, por vezes afectando ligeiramente o texto; com falta de um fólio branco no final das folhas preliminares. Bom exemplar.

PRIMEIRA EDIÇÃO. Obra rara de Agostinho Manuel de Vasconcelos, um nobre, natural de Évora em 1584, e depois de ter sido "grande venerador da Casa de Bragança, cujos direitos ao trono de Portugal sustentou de viva voz e por escripto, veio a morrer degolado na praça do Rocio de Lisboa a 29 de Agosto de 1641 […], convencido de conspirador contra a pessoa e governo d’el-Rei D. João IV". Todas as suas obras foram escritas em castelhano, mas na opinião de Inocêncio "merecem tal conceito, que não poderiam ser expungidas deste Dicionário sem flagrante injustiça", referindo-se ao critério de não inclusão de obras em língua estrangeira na sua obra. Referir ainda como curiosidade bibliográfica que a obra possui repetidas as pp. 159-160 diferindo um pouco no texto. A este propósito, José dos Santos, único a referir tal acidente, transcreve uma nota do Conde de Azevedo no exemplar da sua colecção e que aqui também o fazemos: «Tem este livro a talvez singularidade de que as páginas 159 e 160 se acharem repetidas, sendo todavia um pouco variantes os seus conteúdos; é de notar que a folha repetida faz sentido com a página 161, que se lhe segue, em quanto que a primeira de igual numeração não faz.» É de notar que a primeira versão da folha em causa corresponde ao fólio K8 e que a repetição pertence já ao caderno L e que a partir desse caderno a impressão é em formato 4.º [quatro folhas por caderno] e até aí 8.º sendo visível também uma diminuição na qualidade do papel.

Inocêncio, 1, p. 18 que data a obra erroneamente de 1629; Travel and Exploration, 1472; Palau 150185; Palha 2851; Samodães, 3436; BdM, v. 2, p. 332