fbpx

Biblioteca Particular, Parte V

BARROS (João de) . A PRIMEIRA Parte da Cronica do Emperador Clarimundo, donde os Reyes de Portugal descendem. 1601

O leilão começará em __ dias e __ horas

Comissão da leiloeira: 15%

IVA: Sobre a comissão apenas

BARROS (João de)

A PRIMEIRA Parte da Cronica do Emperador Clarimundo, donde os Reyes de Portugal descendem. Em Lisboa: Por Antonio Alvarez, 1601.

[]7, A-Z, Aa-Cc8, Dd4; [7], 211, [1] ff.; 260 mm.Encadernação em chagrin, ricamente decorada a ouro nas pastas, lombada e seixas; dourado por folhas; algumas manchas; fólio final de colofon facsimilado.

TERCEIRA Edição deste romance de cavalaria escrito por João de Barros «escripta pelo auctor quando contava pouco mais de vinte annos, com o fim de exercitar seu ingenho para argumentos mais graves» (Inocêncio). Segundo D. Manuel, não se conhece um único exemplar de uma suposta edição de 1522 e o exemplar de El-Rei de 1555 era o único que conhecia levando a vários erros nas informações prestadas. A obra "é uma história fabulosa, que João de Barros, querendo torná-la ainda mais fantástica, escreveu vomo se tivesse sido tirada de linguagem Hungara na portuguesa" [D. Manuel, p. 466) e, segundo a tradição, contou com a colaboração de D. João III que terá corrigido o texto. É o próprio autor que escreve na Ásia que este seu texto era preparar-se para escrever essa sua obra maior e de maior responsabilidade, servindo de "debuxo" para "aparar o estitolo" [cf. D.Manuel]. Raríssimo e valioso.

Inocêncio, v. 3, p. 320; Barbosa, v.2, p. 606; Palha, 1309; D. Manuel 86 (para a edição de 1555); Travel and Exploration, 1719