fbpx

Biblioteca Particular, Parte III

BARROS (Fr. Brás de). Espelho de perfeyçam em linguoa portugues. 1533

O leilão começará em __ dias e __ horas

Preço base: €3,000

Preço estimado: €5 000

Comissão da leiloeira: 15%

IVA: Sobre a comissão apenas

BARROS (Fr. Brás de)
Espelho de perfeyçam em linguoa portugues
Coimbra: Mosteiro de Santa Cruz, 1533

+3, a-h8, i4, k-t, tt, u-z8, y8, r6; [3], 190 ff.; 205 mm.

RARÍSSIMA edição, uma das primeiras a sair dos prelos do mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, de acordo com Anselmo, o terceiro em ordem cronológica. El Rei D. Manuel deu ao seu exemplar um grande destaque e de “um interesse especial” pelo seu tradutor, Fr. Brás de Barros e por ser o mais antigo livro dos prelos conimbricenses que existia na sua colecção.
Fr. Brás de Barros, natural de Braga, foi Bispo de Leiria, primo de João de Barros e tio de Gaspar Barreiros. Tendo professado na Ordem de S. Jerónimo, foi reformador da Congregação dos Cónegos Regulares de Santo Agostinho. Morreu em Sintra, em 1559, para onde se tinha retirado em 1550.
A obra é uma tradução da que escreveu Fr. Henrique Harphio, provincial da ordem dos menores em Colónia e esteve proibida no Index espanhol e Inocêncio ainda o encontrou no Indice Expurgatório de 1790.
Deve-se ao grande impressor Germão Galharde a formação da oficina tipográfica dos monges do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, cidade onde se instalou em 1530, sendo desse ano a primeira obra impressa nas oficinas do mosteiro, ainda que inteiramente da responsabilidade de Galharde. Em 1532, sob a responsabilidade dos cónegos D. Estêvão e D. Manuel, é publicado o ‘Livro das contituições’, a primeira da inteira responsabilidade dos cónegos. Até 1563, Anselmo elenca 20 obras publicadas nas oficinas de Santa Cruz, tendo ainda permanecido até 1577, data em que é removida para o mosteiro de S. Vicente em Lisboa.

bibliog.: Samodães, 330; Inocêncio, v.1, p. 393; Anselmo, 446; D. Manuel, 31

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia