fbpx

Biblioteca Particular, Parte I

COMIENÇA la Cronica del serenissimo rey don Juan el segundo deste nõbre. 1517

O leilão começará em __ dias e __ horas

Preço base: €30,000

Preço estimado: €60 000

Comissão da leiloeira: 15%

IVA: Sobre a comissão apenas

COMIENÇA la Cronica del serenissimo rey don Juan el segundo deste nõbre
Logroño: Arnao Guillen de Brocar, 1517

8.º; +/10, A-B, a(8+1), b-z, aa-hh/8, ii/6; [26], ccliiii ff.: il.; 315 mm.

COLOFON: Acaba la cronica del rey don Iuan el segundo. corregida por el doctor Lorenço galindez de caruajal del consejo del muy alto y muy poderoso el rey don Carlos nuestro señor y su relator referendario: cathedratico de prima en el studio de Salamanca. Impressa en la muy noble y leal ciudad de Logroño por mandado de su alteza: por Arnao guillen de Brocar su impressor. A .x. dias del mes de Otubre Año de mil.cccccxvij. Deo gratias.

PRIMEIRA edição, RARÍSSIMA, desta magnífica obra da arte tipográfica mundial, impressa por Arnao Guillen de Brocar, tipógrafo francês do séc. XVI que realizou todo o seu trabalho em Espanha, impressor régio precisamente a partir desta obra.
Considerado por Salvá como o livro que com maior magnificência e perfeição imprimiu Brocar, a obra é composta, na sua maioria a duas colunas em caracteres góticos, impressos a negro e vermelho, está ilustrado com lindas capitulares ao longo de todo o texto da qual se destaca a primeira do texto, de maiores dimensões e com mais um retrato de D. João II, assim como as seguintes gravuras: portada representando D. João II com ceptro sentado no trono com dois homens ajoelhados, um deles com um livro indicando poder ser o seu autor ao centro de uma linda cercadura de motivos florais e finamente executada; no verso do fólio +10 um representação de página inteira do Calvário com Maria e o Apóstolo amado que a tradição cristã identifica como sendo o Evangelista S. João, assinada “I.D.”; no verso do fólio B8, imediatamente anterior à primeira página de texto, uma linda gravura, também de página inteira, representando D. João II a cavalo, ladeado por oito pequenos retratos de Dona Maria, D. Enrique, D. Catalina, D. Leonor, D. Isabel, D. Alonso, D. Isabel e Fr. Vicente.
No final do volume vem a marca tipográfica identificada por Norton como ‘E’ das de Brocar tendo sido nesta obra que pela primeira vez a utilizou. Dividida ao meio pela inscrição “INIMICI HOMINIS DOMESTICI EIVS” tem, na metade superior um cruz adornada com os símbolos da Paixão de Cristo, uma caveira aos pés, um túmulo no primeiro plano e um homem ajoelhado ligeiramente à esquerda; na metade inferior, um escudo pendurado numa árvore com um javali de pé sobre o monograma ‘AG’, ladeado por dois anjos.
A obra começa com a morte de Henrique III e termina com a morte de D. João II, organizada por anos, por sua vez subdivididos em capítulos. Segundo Salvá, a obra foi escrita colectivamente por Alvar García de Santa María, Juan de Mena, Juan Rodriguez del Padron, Pedro Carrillo de Albornoz, Fr. Lope de Barrientos e Mosen Diago de Valera, tudo compilado por Fernan Pérez de Guzman e publicado por Galindez de Carvajal, ou seja, nas palavras de Salvá, “los homebres más distinguidos del siglo XV contribuyeron á la composicion y mejora de esta obra”, considerando a “Crónica mas puntual y la más segura cuantas se conservan antiguas”.
Arnao Guillen de Brocar começou os seus trabalhos tipográficos em Pamplona, em 1490, imprimindo nessa data o Missal de Pamplona, sendo o último trabalho nessa cidade de 1501, instalando-se de seguida em Logroño. Aqui publicou a primeira edição da gramática latina de Nebrija, tendo sido o seu único editor durante os dez anos seguintes. Escolhido pelo Cardeal Jiménez para ser impressor da Universidade de Alcalá. Em 1511 imprime o primeiro trabalho nessa cidade, reabrindo já em 1517 a sua imprensa de Logroño para imprimir a ‘Crónica’, executada a mando real. Como impressor real, passou então para Valladolid e Toledo conhecendo-se trabalhos nessas cidades de 1515 a 1519 e de 1518 a 1521, respectivamente. Faleceu em Alcalá, provavelmente em 1524 deixando inúmeros trabalhos que hoje é possível serem-lhe atribuídos graças ao vasto material tipográfico que utilizou.
Haebler intitula esta obra como “a masterpiece of typography”.

No momento encontra-se um exemplar à venda por um conhecido livreiro internacional por US$240.000,00.
bibliog.: Salvá, 3117; Norton, 427 e sobre o tipógrafo, p. 159; Haebler, Early Printers, p. 49 e p. 119; Paulau, II. p. 332

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia