fbpx

Livros Manuscritos & Gravuras

LISBOA (José da Silva). PRINCIPIOS de Direito Mercantil, e Leis da Marinha para uso da mocidade portugueza, destinada ao commercio, . 1801-1815

O leilão começará em __ dias e __ horas

Preço base: €200

Preço estimado: €300

Comissão da leiloeira: 15%

IVA: Sobre a comissão apenas

LISBOA (José da Silva)
PRINCIPIOS de Direito Mercantil, e Leis da Marinha para uso da mocidade portugueza, destinada ao commercio,
Lisboa: Na Impressão Régia, 1801-1815

7 tomos em 2 v.; 285 mm.

Nascido a 16 de Julho de 1756, na cidade da Baía, José da Silva Lisboa teve uma formação e educação bastante ecléctica na Universidade de Coimbra. Foi nomeado Professor de Filosofia racional e moral para a cidade da Baía, onde exerceu o seu magistério durante vinte anos. Contudo, foi só em Portugal (1801-1807?) que compôs as primeiras obras de direito mercantil e de economia política. Depois de retornar ao Brazil, acompanhando o Príncipe Regente, foi nomeado Professor de economia política e deputado do tribunal da Junta do Comércio, Agricultura e Fábricas. Apologista caloroso da independência do Império, depois de 1822 foi eleito Deputado à Assembleia Constituinte. Manteve sempre uma intensa intervenção política e intelectual.
No início do primeiro volume desta obra surge a indicação de uma oitava parte dedicada à Economia Política que não aparece aqui e Inocêncio também parece confirmar a existência de oito partes (V, p. 125). No entanto, indica como título da oitava o mesmo da sétima, o que nos leva a crer que terá sido induzido em erro pela segunda parte do tomo VI, e Brito Aranha (Inoc., XIII, p. 202), ao elencar as reimpressões, indica apenas as sete partes. Por outro lado, Inocêncio dá como impresso autonomamente o título Economia Política, o que consta na referida lista do primeiro volume. Pelo que se referiu, estamos em crer que o presente exemplar se encontra completo, sem falta de nenhuma das suas partes.
A obra foi publicada originalmente em 1798 com apenas três partes. A segunda edição, em seis tomos, pela Tipografia do Arco do Cego, entre 1801 e 1803, tendo a segunda parte do tomo VI saído do prelo posteriormente. A partir daí foram saindo várias edições dos vários tomos, conforme as necessidades de mercado.Raro.

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia