Biblioteca Particular Parte IV

MÁRTIRES (Fr. Bartolomeu dos). [CATHECISMO ou Doutrina Christãa & Praticas Spirituaes]. [depois de 28 de Dezembro de 1566]

O leilão começará em __ dias e __ horas

Preço base: €150

Preço estimado: €200

Comissão da leiloeira:

MÁRTIRES (Fr. Bartolomeu dos)
[CATHECISMO ou Doutrina Christãa & Praticas Spirituaes]
[Coimbra ?]: [António de Mariz ?], [depois de 28 de Dezembro de 1566]

assin: ¶7[de 8], A-Z12, Aa-Dd12, Ee6 [de ?], Ff1 [de?], []1 [de?]; [7 de 8], 332 ff. [com erros de numeração]; 145 mm.

EDIÇÃO DESCONHECIDA dos bibliógrafos. O Catecismo de Fr. Bartolomeu dos Mártires, foi publicado originalmente em 1564 e logo amplamente difundido como um dos mais importantes então publicados. O Bem-aventurado Fr. Bartolomeu dos Mártires (1514-1590), natural de Lisboa, professou a Ordem de S. Domingos em 1528. Nomeado Arcebispo de Braga em 1559, renunciou à mitra episcopal em 1582, recolhendo-se no convento de Viana que fundou, onde veio a falecer. Esteve presente no importantíssimo Concílio de Trento na sua última sessão onde afirmou e defendeu uma maior proximidade dos sacerdotes junto do povo e a criação de seminários obrigatórios para a formação do clero.
São conhecidas várias edições do ‘Catecismo’ de Bartolomeu dos Mártires, mas nenhuma das edições que encontrámos descritas corresponde à presente, com excepção de uma existente na colecção da Biblioteca Nacional.
A licença desta edição é de 28 de Dezembro de 1566, mas não existindo frontispício ou colofón, não é possível determinar com exactidão em que ano foi publicado. O exemplar da Biblioteca Nacional a que já fizémos referência possui um frontispício da edição de 1564 que não pertence; e tem duas folhas fotocopiadas que também não parece pertencer, nem sequer dar seguimento ao texto.O nosso exemplar possui duas folhas, uma do caderno Ff (que o exemplar da BN não tem), assim como uma outra, de caderno desconhecido, da “Taboada”, ambas originais e pertencentes ao título.
Portanto, é de supor que faltem algumas folhas do caderno Ee, se tomarmos como referência os 12 fol. por caderno nos anteriores faltarão 6 fol; e no caderno Ff que a BN nem dá como existente. Desconhecemos a que caderno pertencerá a folha de Taboada.
Uma nota final para o lugar, data e impressor. Olhando para os tipos e comparando com os que António de Mariz usou, não parece ser ele o impressor desta edição. A indicação que damos é a partir da Licença que é atribuída a este impressor.
RARÍSSIMO.
bibliog.: Não referido por Inocêncio, Barbosa, Samodães ou D. Manuel.

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia