Biblioteca Particular Parte IV
Lote 265:
GAZETA de Lisboa.. N. 1 (7 Jan. 1800) — n. 52 (30 Dez. 1800).
Lisboa: Imprensa Régia, 1800
52 nums. e suplementos; 200 mm.
GAZETA DE LISBOA
PRIMEIRO jornal oficial do governo em Portugal.
Seguindo aquilo que era já uma realidade em toda a Europa, em 1715 funda-se em Portugal a ‘Gazeta de Lisboa’ com o título ‘Notícias do Estado e do Mundo’ e tendo como redactor José Freire de Monterroio Mascarenhas, cargo que desempenhou até à sua morte em 1760.
O título ‘Gazeta de Lisboa’ aparece logo no segundo número, tendo tido a partir daí vários títulos conforme a situação política nacional, o último dos quais a partir de 1976 de ‘Diário da República’. Alguns autores tomam como publicações diferentes aquelas que diferem no título original ‘Gazeta de Lisboa’ [cf. Dicionário de História de Portugal, v. 3, p. 248], mas claramente a obra é a mesma, tendo apenas assumido denominações diferentes conforme as motivações históricas.
Ao longo destes seus primeiros anos teve vários redactores, o primeiro, como vimos, José Freire Monterroio Mascarenhas, depois Félix António Castrioto, Pedro António Correia Garção, Pierre Lagarde durante as invasões francesas ou Alexandre Herculano, entre outros.
A publicação passou por vários períodos, chegando a ser suspensa durante o governo do Marquês de Pombal entre Junho de 1762 e Agosto de 1778, reaparecendo depois com o reinado de D. Maria I.
Além do óbvio interesse histórico de uma publicação deste género, alguns conteúdos merecem destaque, nomeadamente a descrição dos acontecimentos relacionados com o Terramoto de 1755 nos números seguintes ao acontecimento trágico ou uma enorme descrição do reino do Algarve.
Os vários volumes são hoje raros.
Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia
Share this lot: