Biblioteca Particular, Parte III
Lote 25:
BENADUCCI (Lorenzo Boturini)
IDEA de uma Nueva Historia General de la America Septentrional
En Madrid: en la Imprenta de Juan de Zuñiga, 1746
¶-5¶4, A-X4, *4, A-M4; portada, retrato, [40], 168, [8], 96 pp.; 205 mm.
PRIMEIRA edição desta descrição histórica e de costumes do México, ilustrado com uma portada alegórica com o retrato de Fernando VI e um retrato do autor.
Lorenzo Boturini, oriundo de uma família humilde, estudou em Milão e viveu em Trieste e Viena. Supostamente obrigado a deixar a Áustria por casa da guerra com Espanha, fixou-se em Portugal procurando incorporar-se na corte de Lisboa. Não o conseguindo logo se voltou para Espanha. Indo para Zaragoza conheceu um militar aragonês, Manuel Codallos que lhe falou da “Nova Espanha” e de interessantes notícias como a dos rumores de uma imagem milagrosa na Cidade do México, Nossa Senhora de Guadalupe. Em Madrid conheceu a Condessa de Santibáñez que supostamente possuía privilégios de renda concedidos à sua linhagem por ser supostamente descendente do soberano mexicano Motecuhsoma Xoxouotzin.
Boturini foi então para a América tendo chegado em 1736, aí permanecendo 8 anos, tratando familiarmente com os índios, cuja língua aprendeu, e com espanhóis eruditos, formando um museu precioso constituído por manuscritos, mapas e pinturas antigas mexicanas.Suspeito de crime, apreenderam-lhe toda a colecção e foi enviado preso para Espanha, tendo aí sido julgado e absolvido, acabando por morrer na miséria em 1781.
Esta sua obra, dividida em duas partes, fala das tradições e história dos indígenas mexicanos e possui uma última parte com um ‘Catalogo del Museo historico indiano del Caballero Lorenzo Boturini Benaduci […]’.
Raro e valioso.
bibliog.: Brunet, v. 1, c. 1146
Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia
Share this lot: