Biblioteca Particular, Parte I
Lote 198:
MEDINA (Pedro de)
ARTE de Nauegar en que se contienen todas las Reglas, Declaraciones, Secretos, y Auisos, q a la buena nauegaciõ son necessarios, y se deue[n] saber, hecha por el maestro Pedro de Medina
Valladolid: Francisco Fernandez de Cordova, 1545
8.º; a/6, b-n/8, o/5; [6], C, [1] ff.: il.; 295 mm.
COLOFON: A GLoria de Dios Nvestro Señor, Provecho y utilidad dela nauegacion, fenesce el presente libro llamado, Arte de Navegar, hecho y ordenado por el maestro Pedro de Medina vezino de Seuilla. Fue visto y aprovado, en la insigne casa de la Contractation delas Indias, por el Piloto mayor y Cosmographos de su Magestad. Y assimesmo fue mando ver y examinar por el consejo real de su Magestad, en la noble villa de Valladolid, estado enella el Principe nuestro señor, y su real corte. Imprimio se enla dicha villa, en casa de Francisco fernandez de Cordoua impressor, junto a las escuelas mayores. Aacabo se primero dia del mes de Octubre. Año del nascimiento de nuestro señor Jesu christo, de mil y quinientos y quarenta años.
PRIMEIRA edição do primeiro tratado prático de navegação, com a primeira publicação do mapa da América e Atlântico.
Pedro de Medina, apelidado de “clérigo” em 1538, dedicou-se todavia, ao estudo da navegação, arte que era a principal ocupação em Sevilha naquele tempo. Trabalhou para ser nomeado cosmógrafo, o que o levou a publicar o seu ‘Libro de Cosmografia’ em 1538. Em 1539 é admitido como examinador de pilotos, o que significava também a possibilidade de fazer instrumentos náuticos e desenhar cartas de marear.
Como mestre dos pilotos, publicou então este seu ‘Arte de Navegar’, reunindo num só volume os saberes que os cosmógrafos da Casa de Contratación ensinavam aos que aspiravam a obter a licença de piloto.
Composta por oito livros, começa com a exposição sobre a esfera, o céu, movimento dos planetas, movimento circular dos céus, etc. O livro segundo descreve a natureza das marés e correntes e inclui um calendário lunar e uma tabela para reconehcer as marés. O terceiro trata dos ventos e da construção de uma carta do tipo ‘portulano’. O quarto contém regras e tabelas para determinar a altura do Sol. O quinto sobre os diversos métodos para alinhar a estrela polar. O sexto sobre a bússula e seus desvios e variações. E os livros sétimo e oitavo as noções gerais sobre calendário necessárias aos navegadores, um calendário lunar, as estações do ano solar e tabelas para os anos bisextos.
Obtendo enorme sucesso na Europa, conheceu quinze edições em francês, cinco em holandês, três em italiano e duas em inglês no decurso de um século.
O mapa, descrito algumas vezes como uma mapa do mundo, está, na verdade, limitado aos países banhados pelo Atlântico. Um dos poucos impressos em Espanha no século XVI, possui 16 linhas radiais e aparece pela primeira vez a linha demarcada pelo Tratado de Tordesilhas.
RARÍSSIMO. Apenas foi vendido um mesmo exemplar completo em 1989, pela Sotheby’s (22 de Julho de 1989) e em 2008 pela Christies na biblioteca de Richard Green (17 de Junho de 2008).
Sabin, 47344; Palau, V, p. 121; BdM2, 548-549; Salvá, 3784
Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia
Share this lot: