Biblioteca Particular, Parte I

[MANUSCRITO] 1832, 22 de Outubro, Lisboa OLIVEIRA (Fr. Adriano Casimiro de Santa Paula Pereira e) FUNDAÇÃO do Real Mosteiro de Penha Longa, copiada da Chronica do Pe. Frei Diogo de Jesus e extrahida da Chronica pelo Fr. Manoel Baptista de Castro..

O leilão começará em __ dias e __ horas

Preço base: €300

Preço estimado: €600

Comissão da leiloeira:

[MANUSCRITO] 1832, 22 de Outubro, Lisboa
OLIVEIRA (Fr. Adriano Casimiro de Santa Paula Pereira e)
FUNDAÇÃO do Real Mosteiro de Penha Longa, copiada da Chronica do Pe. Frei Diogo de Jesus e extrahida da Chronica pelo Fr. Manoel Baptista de Castro.

49 ff. algumas numeradas da seguinte forma: [1] f., 28 p., [2 br.] ff., [1] f., 37 pp., [2 br.] ff., [10], [1 br.] ff.; 300 mm.

CURIOSO e muito interessante manuscrito elaborado por Fr. Adriano Casimiro de Sta. Paula, professo da Ordem de S. Jerónimo de Coimbra, contendo várias notas a outras obras e manuscritos relacionados com a história do Convento da Penha Longa, em Sintra, da mesma ordem religiosa.
O manuscrito ontém uma primeira parte com notas em latim e cujo título é ‘De Monasterii Sacti Hieronymi de Penha Longa’ com as páginas numeradas de 1 a 12; seguindo-se ‘Descripção do Mosteiro de Penha Longa na forma que hoje está’ com páginas numeradas de 13 a 2.
Depois de [2] f. em branco, segue-se um título ‘Estas memorias foraõ tiradas dos Cadernos q estam no Cartório de Belém’, em páginas numeradas de 1 a 37, onde consta o nome dos priores do Convento até ao 126.º, seguindo-se várias notas documentais, treslados, etc. em notas obtidas a partir de um manuscrito do Pe. Fr. Jacinto de S. Miguel, seguindo-se, a partir da p. 19 até a p. 37, notas tiradas ‘de huas memorias q El Rey D. João 5.º mandou q todos os Mosteiros dessem a Academia’, terminando esta parte com uma nota curiosa ‘Basta de Notas’, datada e assinada.
A seguir a [2] ff. em branco, segue-se, em folhas inumeradas, uma folha com datas, numeros e um pequeno desenho que parece ser de uma das frontarias do Convento, um desenho manuscrito com a planta detalhada do ‘primeiro pavimento’ do Convento, [5] ff. com o título ‘Principio e Origem da Fundação da COngregação de S. Hironymo neste Reino de Portugal’ e mais [2] ff. com o treslado da ‘Escritura de compra q o Fr. Vasco Marins e seus companheiros e Antão Nicolao fiserão de huma quinta sita em Penha Longa a João Domingues’.

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia