Biblioteca Particular, Parte I
Lote 138:
ITINERARIUM Portugallesium e Lusitania in Indiã e inde in occidentem e demun ad aquilonem
[Milão]: s.n., 1508
8.º; A-M/8, N/6, aa/2; [8], LXXVIII, [2] ff.: il.; 290 mm.
PRIMEIRA EDIÇÃO. Um dos mais importantes textos sobre os descobrimentos portugueses e dos quais apenas se conhecem três exemplares em Portugal. Colectânea que reúne documentação de incontestável importância: as relações de viagens de Alvise Ca’da Mosto, Pedro de Sintra, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral e Amerigo Vespucci, as cartas do mercador italiano Gianfrancesco Affaitati e outros seus compatriotas anónimos, dos diplomatas Giovanni Matteo Cretico e Pietro Pasqualigo e a entrevista dada em Roma pelo presbítero nestoriano José Indiano, natural de Cranganor e as relações das viagens de Colombo e Pinzón.
Baseada na edição italiana de ‘Paesi Nouamente retrouati. Nouo Mondo da Alberico Vesputio Florentino intitulato’, compilada por Fracanzano da Montalboddo, Veneza, Henrico Vicentino, 1507, esta edição latina foi da responsabilidade de Arcângelo Madrignano por iniciativa de Geoffroy Carles (c. 1460-1516), amigo de Leonardo da Vinci, que procurava com isso divulgar os textos de Paesi entre aqueles que desconheciam a língua italiana, ao mesmo tempo que interessaria à sua escola de estudos cosmográficos, dirigida por Ca’da Mosto. A obra tornou-se, dado o interesse pelos avanços dos portugueses, fonte dos eruditos do Renascimento, não hesitando em transcrever textualmente ou em parte um ou mais passos. Fizeram-no, por exemplo, Gemma Phrysius, Miguel Servet, o geógrafo Sebastião Munster, e, principalmente, Tomas More que, segundo alguns historiadores, utilizou como fonte primordial para o seu Hitlodeu esta compilação.
As duas folhas de índice são raríssimas e faltam em vários exemplares. Foram impressas depois da publicação da obra e inseridas nas poucas cópias que restavam. A sua importância está no facto de darem uma análise do conteúdo e de alguns nomes de exploradores, posto que o texto passa de capítulo em capítulo sem qualquer distinção entre si, tornando muito difícil a sua localização e identificação.
RARÍSSIMO, valioso e muito importante.
Itinerarium Portugallensium, Estudo Introdutório por Luís de Matos, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1992; Maggs 500th, 18
Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia
Share this lot: