fbpx

História

Lote 5:

MAWE (John). VIAGENS ao Interior do Brazil. Lisboa. 1820.

O leilão começará em __ dias e __ horas

Preço base: €60

Comissão da leiloeira: 16%

IVA: Sobre a comissão apenas

MAWE (John)

VIAGENS ao Interior do Brazil. Com huma exacta descrição das Ilhas dos Açores. Lisboa: Na Impressão Regia, 1820.

208 pp., 4 [de 5] est.: il.; 210 mm. Exemplar com as seguintes faltas de texto: pp. 9 a 16, 33, 34, 39 a 42, 47, 48, 145, 146, 151 a 154, 159 e 160; com falta da gravura dos canibais; acidez; manchado; encadernação inteira de pele da época, muito cansada; folhas soltas.

PRIMEIRA EDIÇÃO portuguesa, uma das mais raras e mais curiosas das várias que foram publicadas em várias línguas do texto original de John Mawe.

Natural de Derbyshire, John Mawe, depois de ter estado preso em Montevidéu, em 1805 sob suspeita de ser um espião inglês, viajou para o Brasil, chegando pouco antes da família real portuguesa. Recebido no Rio de Janeiro por D. João VI e com o apoio do conde de Linhares, D. Rodrigo de Sousa Coutinho, foi o primeiro estrangeiro a obter autorização para visitar as jazidas de Minas Gerais e outras regiões e que originaram a publicação da primeira edição desta obra em 1812.

Traduzida para várias línguas, a obra é tida como a primeira descrição testemunhal das minas de ouro e diamante do Brasil. Segundo Borba de Moraes, ‘a descrição da mina de Jaraguá é o primeiro testemunho conhecido do interior de São Paulo’.

A edição portuguesa foi feita a partir da tradução francesa e contém também a ‘Descrição dos Açores’, mas o tradutor omitiu alguns capítulos e acrescentou outros de diversas fontes. Apenas foram publicadas as primeiras 208 pp., que vinham acompanhadas de 5 gravuras no total em nada relacionadas com a primeira edição ou com o trabalho do autor.

Uma delas é bastante famosa (que falta no presente exemplar), e representa canibais brasileiros a devorar portugueses.

Muito raro.

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia