Biblioteca Particular - Parte III

HORTA (Teresa Margarida da Silva e). MAXIMAS de Virtude, e Formosura. 1752

O leilão começará em __ dias e __ horas

Preço base: €40

Comissão da leiloeira:

HORTA (Teresa Margarida da Silva e)
MAXIMAS de Virtude, e Formosura. Com que Diofanes, Clymenea, e Hemirena, Principes de Thebas, vencerão os mais apertados lances da desgraça. Por Dorothea Engrassia Tavareda Dalmira. Lisboa: Na Officina de Miguel Manescal da Costa, 1752.

*8, **7, A-Z8, Aa7; [30], 382 pp.; 170 mm. Bom exemplar. Bonita encadernação da época inteira em pele, decorada a ouro na lombada, com um filete simples a ouro cercando uma bela decoração de motivos florais a seco nas pastas; pequeno furo de traça junto ao festo não afectando o texto.

Obra publicada com o pseudónimo Dorothea Engrassia Tavareda Dalmira que, segundo Barbosa, é um anagrama da sua verdadeira autora, D. Teresa Margarida da Silva e Horta. Segundo Barbosa, era “ornada de sublime engenho, e agudo entendimento”, além de versada em várias línguas. Também Inocêncio atribui a obra à mesma autora, mas faz referência a uma explicação dada pelo editor da terceira edição que a atribui a Alexandre de Gusmão, deixando uma ligeira incerteza sobre a sua verdadeira autoria.
É obra de extraordinário esmero gráfico, impressa em excelente papel, num excelente tipo característico do período e ilustrada com pequenas, mas muito belas letras capitais no início de cada livro. Muito raro.

Bibliografia

Barbosa, v.4, p. 271; Inocêncio, v. 7, 317; v. 1, p. 33 (artigo de Alexandre de Gusmão)

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia