Biblioteca Particular
Lote 38:
CERVANTES SAAVEDRA (Miguel de)
[NOVELAS Exemplares]. [Sevila ?]: [por Francisco de Lyra ?], [1641 ?].
320 pp.; 150 mm. Exemplar em mau estado de conservação, sem fólios preliminares e vários fólios de texto [veja-se descrição]; cortes de traça, a maioria marginais, mas por vezes afectando ligeiramente o texto; caderno A em mau estado, afectando o texto; f. 127 com perda de suporte afectando o texto; f. 224 com perda de suporte afectando metade do fólio; encadernação inteira de pergaminho da época, bastante cansada.
Julgamos tratar-se da edição de Sevilha de 1641. Dado ao estado de conservação do exemplar e as suas faltas, é difícil, com os instrumentos disponíveis, afirmar com certeza qual a edição. A partir da análise que nos foi possível fazer, consultando vários exemplares de várias edições devidamente catalogadas e com digitalizações disponíveis para consulta, parece-nos tratar-se da edição de Sevilha, impressa por Francisco de Lyra, em 1641.
O exemplar que possuímos tem uma característica especial. O fólio 56 vo, termina com o texto ‘quedado Ali Baxa: el qual con el Cadi, y Hazen se // encerraron en ella por espacio de una hora solos.’, texto que se repete no fólio seguinte, numerado 59 (H1). O exemplar digitalizado pela BNE também passa do fólio 56 para o 59, mas não repete qualquer texto. São também de notar variadíssimos erros de paginação ao longo do volume que diferem ligeiramente do exemplar descrito. Os tipos também parecem os mesmos. No entanto, as assinaturas não correspondem, pelo menos no seu início, pois o exemplar da BNE indica um único caderno A, e neste exemplar, o caderno A possui os seus 8 fólios, mas não existe nenhum fol. preliminar.
Quer a edição seguinte de 1648, também de Sevilha, onde, apesar das semelhanças, o erro de paginação nessa secção está corrigido, quer a edição anterior de 1631 não corresponde de todo.
Supondo que o exemplar pertence a essa edição, faltam-lhe o frontispício, o fólio de índice, os fólios Oo3 a Qq8 e todos os fólios dos cadernos Ss e Tt, correspondentes à última novela.
Share this lot: