História; Livros Antigos

TELLES (Baltazar). CHRONICA da Companhia de Iesv na Provincia de Portvgal. Em Lisboa: Por Paulo Craesbeeck, 1647.

O leilão começará em __ dias e __ horas

Preço base: €100

Preço estimado:

Comissão da leiloeira: 16%

IVA: Sobre a comissão apenas

TELLES (Baltazar)

CHRONICA da Companhia de Iesv na Provincia de Portvgal; e do que fizeram, nas conquistas d’ este Reyno, os Religiosos, que na mesma Porvincia entráram, nos annos em que viveo S. Ignacio de Loyola nosso Fundador. Em Lisboa: Por Paulo Craesbeeck, 1647.

2.º volume de 2; [8], 904 pp.; 305 mm. Apenas o segundo volume da colecção. Exemplar com portada fac-similada, assim como fólios preliminares ¶2, ¶3 e fólios D6 (p.47/48), G6 (p.83/84) e Vv2 1/2 (p. 232 1/2); encadernação inteira de pergaminho da época; algumas manchas e ocasionais cortes de traça marginais.

PRIMEIRA edição do segundo volume desta raríssima obra que trata da história da Companhia de Jesus em Portugal, nomeadamente nas suas primeiras actividades missionárias no Brasil, África e Oriente.

Baltazar Teles ingressou na Companhia de Jesus em 1610, tornando-se cronista da Província de Portugal, dedicando grande parte do seu trabalho a esta obra. Nascido em 1595, em Lisboa, faleceu em 1675 na mesma cidade.

A Crónica contém importantes informações sobre o Brasil, Índia, Congo, Angola, Etiópia, Serra Leoa, S. Tomé, etc. Foram publicadas duas páginas suplementares no segundo volume, numeradas 232 1/2, e que contêm um capítulo numerado LI com o título ‘Referemse outros semelhantes sucessos: & do cuydado cõ que ensinava os mininos da doutrina, em especial a devaçam do Sanctissimo Sacramento’ e que neste exemplar se encontram fac-similadas.

¶ BdM2, p. 852; Inocêncio, I, p. 328; Pinto Matos, p. 546; Samodães, 3337; Travel and Exploration, 1124

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia