Manuscritos & História

MANUSCRITO — MAGALHÃES (Luís Botelho de). DOCUMENTOS de la Cavallaria. 1688.

O leilão começará em __ dias e __ horas

Preço base: €100

Preço estimado:

Comissão da leiloeira: 16%

IVA: Sobre a comissão apenas

MANUSCRITO. MAGALHÃES (Luís Botelho de)

DOCUMENTOS de la Cavallaria. Por Luis Botelho de Magallaens, Natural da la Villa de la Torre de Moncorvo para instrucion de su Hijo. 1688.

manuscrito sobre papel, 20 ff. sem numeração, 71 ff. paginados de 1 a 142, 2 ff. com ilustrações; 300 mm. Encadernação inteira de pele da época, um pouco cansada e com pequena perda de pele no topo da lombada.

Obra manuscrita, que julgamos nunca ter sido publicada, deixada por Luís Botelho de Magalhães a seu filho e, de acordo com o que consta no frontispício, apenas para sua instrução.

Sobre o manuscrito, Barbosa Machado teve informações sobre ele, informando da sua existência na entrada referente ao autor na sua Biblioteca Lusitana. Do mesmo modo, o Abade Baçal, nas Memórias Arqueológico Históricas do Distrito de Bragança, dá a mesma informação que Barbosa. Os dois dizem-nos que o manuscrito foi composto em 1687 e Barbosa Machado diz que é um volume de 205 páginas. Não é possível indagar se qualquer um deles teve acesso ao manuscrito.

Luís Botelho de Magalhães, natural de Moncorvo, foi tenente de couraça da guarda do Marquês de Távora. Muito dado à poesia, compôs vários versos sérios e jocosos.

O manuscrito é composto por um total de 14 capítulos (que o autor chama ‘Documentos’) sobre a arte da cavalaria, com instruções claras a seu filho de como criar, ensinar e cuidar de cavalos. Os primeiros 20 fólios inumerados, possuem um conjunto largo de elogios ao autor, alguns deles com notas biográficas.

Deve tratar-se de uma cópia coeva do manuscrito original, quiçá preparado para a sua publicação.

¶ Barbosa, v.3, p. 64; ABADE BAÇAL, Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança, v.7, p. 286

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia