Manuscritos & História

MANUSCRITO. NAVIO NOSSA SENHORA da Esperança, o Neptuno, Registo de tripulação. S.l.. 1782-1783.

O leilão começará em __ dias e __ horas

Preço base: €100

Preço estimado:

Comissão da leiloeira: 16%

IVA: Sobre a comissão apenas

MANUSCRITO. NAVIO NOSSA SENHORA da Esperança, o Neptuno, Registo de tripulação. S.l.: 1782-1783.

manuscrito sobre papel, 90 ff., numerados; 350 mm. Encadernação em tecido, cansada; manchas de humidade; legível.

Livro de registo de tripulação do navio Nossa Senhora da Esperança, o Neptuno. O manuscrito, em letra legível, regista todos os nomes da tripulação a bordo do navio, a sua idade, naturalidade, localidade de residência, estado civil, pagamentos, datas de entrada, de saída e outras anotações referentes à gestão de recursos humanos. Estão registados um total de 132 tripulantes, com registo dos proprietários, capitão, pilotos, cirurgiões, padre, boticário, contramestre, escrivão e restantes funções. No final do manuscrito, estão registados os falecimentos a bordo, onde se indica a data da morte, testamento, lista de bens, fiel depositário e, em alguns casos, resultados dos leilões dos bens daqueles que não possuiam testamento ou herdeiros. Ficam registados também alguns castigos.

Pelo manuscrito é possível determinar que o navio viajava entre Lisboa, Macau, Benguela e Rio de Janeiro, não havendo, neste caso, qualquer registo sobre a sua carga.

Interessante e muito curioso manuscrito que nos dá um panorama sobre a organização dos recursos humanos a bordo de um navio de finais do século XVIII.

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia