fbpx

História

Lote 7:

SÉVIGNÉ (Marquesa de). LETTRES de Madame la Marquise de Sévigné, a Madame la Comtesse de Grignan, sa Fille. A Amsterdam. 1775-1804.

O leilão começará em __ dias e __ horas

Preço base: €60

Comissão da leiloeira: 16%

IVA: Sobre a comissão apenas

SÉVIGNÉ (Marquesa de)

LETTRES de Madame la Marquise de Sévigné, a Madame la Comtesse de Grignan, sa Fille. Nouvelle Édition, Corrigée & augmentée de Lettres nouvellement recouvrées, & de la Marquise de Simiane, la petite-Fille. A Amsterdam: Par la Compgnie, 1775-1804.

9 v.; 170 mm. Volume 6.º da edição de 1804; encadernações inteiras de pele da época, muito cansadas; corte das folhas pintado; acidez; manchas.

Edição acrescentada das famosas cartas da Marquesa de Sévigné dirigidas à sua filha Françoise Marguerite, condessa de Grignan. As cartas são reconhecidas pela quebra no estilo epistolar totalmente normalizado que então vigorava, apresentando uma estrutura espontânea e por vezes desordenada, tal como numa conversa.

A Marquesa de Sévigné, de origem nobre, ficou orfã aos seis anos de idade, tendo sido entregue ao cuidado de seu tio Filipe II de Coulanges, de quem obteve uma excelente educação. Em 1644 casou com Henri de Sévigné, de quem teve dois filhos. Em 1651 o seu marido é morto num duelo, permanecendo a Marquesa a frequentar a corte parisiense e dedicando-se à educação dos seus filhos. Em 1671, a sua filha, por casamento, deixou Paris, mantendo com sua Mãe uma intensa correspondência epistolar, ultrapassando as 1700 cartas, a maioria delas escritas nos sete primeiros anos depois da separação.

A obra conheceu várias edições, tendo a primeira sido impressa de forma clandestina em 1725, tendo obtido enorme sucesso e edições sucessivas acrescentadas não só na língua original, mas também em traduções.

Invulgar.

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia