fbpx

História

Lote 24:

MANUSCRITO — SANTA MARIA (Fr. Francisco de). FAZENDA: Origem e Progressos, Privilégios, Graças e Dispendios do Real Collegio de Nossa Senhora da Graça de Coimbra. [Coimbra]. 1730.

O leilão começará em __ dias e __ horas

Preço base: €100

Comissão da leiloeira: 16%

IVA: Sobre a comissão apenas

MANUSCRITO. SANTA MARIA (Fr. Francisco de)

FAZENDA: Origem e Progressos, Privilégios, Graças e Dispendios do Real Collegio de Nossa Senhora da Graça de Coimbra. Examinado tudo em todos os livros, escritturas, e papeis authenticos. [Coimbra]: 1730.

manuscrito sobre papel, 138 ff. numerados; 295 mm. Encadernação inteira de pele cansada; manchado; primeiros fólios com perda de margens sem afectar o texto; acidez.

Obra manuscrita que julgamos inédita, contendo um repositório histórico sobre a gestão financeira do Real Colégio de Nossa Senhora da Graça de Coimbra. O manuscrito possui a indicação do seu autor manuscrita no primeiro fólio, atribuindo a obra a Fr. Francisco de Santa Maria e está datada de 1730.

A obra reúne em cada entrada vários foros, privilégios, dízimos e outras formas de rendimento do Colégio de Nossa Senhora da Graça de Coimbra obtidos ao longo da sua história. Na maioria escrito pela mesma mão, possui alguns acrescentos com datas posteriores à de 1730, provavelmente acrescentos feitos por outros reitores na tentativa de completarem a obra deixada.

Fr. Francisco de Santa Maria, nasceu em Lisboa e professou nos Eremitas Augustinianos em Dezembro de 1696. Destacou-se como estudante de Teologia, tendo sido Reitor do Colégio de Coimbra em 1728, tendo sido eleito Provincial a 7 de Maio de 1740. Segundo Barbosa, “cultivou a lição da História Eclesiástica em que é muito versado, principalmente em antiguidades, e privilégios da sua Ordem Eremitica.” Esta sua obra que julgamos nunca ter sido publicada, enquadra-se no âmbito desses estudos.

¶Barbosa v.2, p. 191

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia