fbpx

História & Arte

DISSERTAÇÕES Chronologicas e Criticas sobre a História e Jurisprudência Ecclesiastica e Civil de Portugal. Lisboa. 1810-1836.

O leilão começará em __ dias e __ horas

Preço base: €70

Comissão da leiloeira: 16%

IVA: Sobre a comissão apenas

DISSERTAÇÕES Chronologicas e Criticas sobre a História e Jurisprudência Ecclesiastica e Civil de Portugal. Publicadas por Ordem da Academia Real das Sciencias de Lisboa pelo seu Sócio João Pedro Ribeiro. Lisboa: Na Typographia da mesma Academia, 1810-1836.

5 v.; 235 mm. Encadernações inteiras de pele da época; limpo.

PRIMEIRA Edição. Obra rara que reúne um conjunto de dissertações com os títulos que se seguem: 1.ª Sobre a epocha da conquista de Coimbra, no reinado de D. Fernando I de Leão; com um appendice sobre a existencia do bispo de Coimbra D. Paterno, nos fins do seculo XI; 2.ª Sobre a genuidade da carta de feudo ao mosteiro de Claraval, attribuida ao sr. D. Affonso Henriques […]; 3.ª Sobre a sfragistica portugueza, ou tractado sobre o uso dos sellos no nosso reino.; 4.ª Sobre a epocha da morte do sr. conde D. Henrique; 5.ª Sobre o idioma, estylo e orthographia dos nossos documentos e monumentos antigos; 6.ª Sobre as datas dos documentos e monumentos da Hespanha, e especialmente de Portugal; 7.ª Sobre o uso do papel sellado nos documentos publicos; 8.ª Sobre o uso em Portugal de documentos; 9.ª Sobre os signaes publicos, rubricas, e assignaturas dos documentos; 10.ª Prolegomenos das Instituições de Diplomatica portugueza; 11.ª Sobre a materia dos documentos antigos; 12.ª Sobre a fórma mechanica dos documentos; 13.ª Sobre a formalidade dos documentos antigos, e especialmente dos notarios e tabelliães; 14.ª Sobre as testemunhas nos documentos antigos; 15.ª Sobre a paleographia de Portugal; 16.ª Breves reflexões á Historia chronologica e critica da R. Abbadia de Alcobaça, de Fr. Fortunato de S. Boaventura; 17.ª Ácerca das fontes de que se podem colligir especies sobre a economia das ultimas instancias nas causas civeis e criminaes […]; 18.ª Sobre os bispos da diocese do Porto nos fins do seculo X e no seculo XI; 19.ª Extracto critico-analytico do Chartulario da Sé doPorto, vulgarmente chamado «Censual»; 20.ª Notas sobre a Resposta de Fr. Fortunato ás Reflexões; 21.ª Sobre a economia dos juizes de primeira instancia no nosso reino desde o governo dos reis de Leão; 22.ª Indice dos annos em que figuram alguns bispos das nossas dioceses, em discrepancia dos que se lhes têem attribuido.

¶ Inocêncio, v. 4, p. 9

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia