fbpx

História

Lote 34:

SOUSA (José Vaz Pinto de). THESAVROS Mvsae Virginalianae. Bracaræ Augustæ. 1628.

O leilão começará em __ dias e __ horas

Preço base: €100

Comissão da leiloeira: 15%

IVA: Sobre a comissão apenas

SOUSA (José Vaz Pinto de)
THESAVROS Mvsae Virginalianae. In quo germanus verborum ordo Lusitano primum idiomate, vberiores deinde rerum notæ inueniuntur. Bracaræ Augustæ: ex Typographia Fructuosi Laurentij de Basto, per fratrem suum Franciscum Ferdinandez de Basto, 1628.

A-Z, Aa-Bb8; [4], 198 [aliás 199] ff.; 205 mm. Encadernação inteira de pele moderna; corte das folhas carminado; frontispício com forte acidez

Obra que contém os comentários em português às Éclogas e às Geórgicas de Virgílio por José Vaz Pinto de Sousa, irmão de Gaspar Pinto Correia a quem são atribuídas algumas edições das obras de Virgílio da época.
Segundo se pode ler em Inocêncio, a obra foi comentada em conjunto entre os dois irmãos, tendo sido publicado, com paginação seguida, a parte referente à Eneida. O Conde de Azevedo, segundo se pode ler também em Inocêncio, possuía um exemplar como o presente, apenas com as Éclogas e as Geórgicas, terminando com a advertência e reclamo no verso do fólio 197. O nosso exemplar possui mais um fólio, com o "Argumento e Historia do Primeiro Livro da Eneida."
Muito raro.
¶ Inocêncio, v.13, p. 236; BN Séc. XVII, v.3, p. 516; Barbosa, v.2, p. 909

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia