Leilão Especial Online

PACHECO (Miguel). VIDA de la Serenissima Infanta Dona Maria. Lisboa. 1675.

The auction will start in __ days and __ hours

Start price: €60

Estimated price:

Auction house commission: 15%

VAT: On commission only

PACHECO (Miguel)
VIDA de la Serenissima Infanta Dona Maria. Hija delRey D. Manuel, fvndadora de la insigne Capilla mayor del Cõuento de N. Señora de la Luz, y de su Hospital, y otras muchas casas dedicadas al culto diuino. Lisboa: En la Officina de Iuan de la Costa, 1675.

*4, A-G2, H-Z, Aa-Qq6; [4], 206, [1] ff.; 295 mm. Encadernação inteira de pele da época, cansada; exemplar com falta dos fólios *4, D1, N1, Aa6 e Qq6; frontispício com perda de suporte restaurado afectando mancha de impressão, espelhado; fólio L1 com perda de suporte afectando o título; cadernos Pp e Qq com perdas de suporte e toscos resaturos, por vezes afectando ligeiramente o texto; manchas; acidez.

PRIMEIRA e única edição desta raríssima obra escrita por Fr. Miguel Pacheco, natural de Coimbra, freire da Ordem militar de Cristo, Procurador geral da Ordem e Provedor e Administrador do hospital de Santo António dos Portugueses em Madrid, onde faleceu em 1668.
Transcrevendo o Marquês de Alegrete, escreve Inocêncio que “é obra de estimação pelo juízo, clareza de estilo e boa ordem com que seu autor a escreveu”.
A obra é uma biografia da Infanta D. Maria (1521-1577), interessantíssima figura da cultura portuguesa, está dividida em 20 capítulos, transcrevendo alguns documentos importantes como elogios à Princesa, oriundos das mais variadas personalidades e, principalmente, documentos legais respeitantes à sua cobiçada fortuna como o tratado do casamento de D. Manuel com D. Leonor, Alegação de Direito sobre o dote da senhora Infanta, Parecer do Conselho que se enviou a Portugal sobre o que pertence à senhora Infanta D. Maria, testamento da Infanta, etc.
O livro é composto por vários tipos romanos e itálicos, de vários corpos, belamente ilustrado com florões gravados a madeira no final de alguns capítulos.
¶ Inocêncio, v.6, p. 245; v.17, p. 63; Samodães, 2317

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia