fbpx

História & Genealogia

SHARP (Samuel) & SARMENTO (Jacob Castro). TRATADO das Operaçoens de Cirurgia. Em Londres. 1746 [no frontispício MDXLVI].

O leilão começará em __ dias e __ horas

Preço base: €700

Comissão da leiloeira: 15%

IVA: Sobre a comissão apenas

SHARP (Samuel) & SARMENTO (Jacob Castro)
TRATADO das Operaçoens de Cirurgia. Com as figuras, e descripçam dos Instrumentos de que nellas se faz uso; e huma Introducçam sobre a Natureza e Methodo de tratar as Feridas, Abcessos, e Chagas. Traduzido em Portuguez da Quarta Ediçam de Mr. S. Sharp […] por J. de C.S. Doutor em Medicina que lhe Ajunta e Accrescenta a Materia e Accrescenta a Materia Chirurgica, ou Todas as Composiçoens e Remedios da presente Pratica dos Cirurgioens de Inglaterra: e as coisas mais principaes e precisas na Cirurgia.. Em Londres: s.n., 1746 [no frontispício MDXLVI].

xxiv, 436 pp., XIV est. numeradas e mais 3 no final: il.; 205 mm. Encadernação inteira de pele da época um pouco cansada; ligeira acidez; última gravura desdobrável rasgada, mas inteira; pequenos restauros marginais nas p. 159, 161 e 191; corte de traça junto ao fessto, marginal, nos cadernos P a T.

PRIMEIRA EDIÇÃO PORTUGUESA, acrescentada de um tratado original de farmácia, de uma das mais importantes obras de medicina do s. XVIII.
Samuel Sharp (1709-1778), autor do original em língua inglesa, foi um importantíssimo cirurgião inglês do s. XVIII, sendo esta sua obra o primeiro tratado sistemático sobre técnicas cirurgicas. O seu colega francês Louis Bégin escreveu em 1825:
"Sharp é um daqueles cirurgiões cujo trabalho mostra no mais alto grau uma mente impressionante, hostil a qualquer autoridade ou rotina. Há poucas doenças nas quais ele não tenha trazido noavs ideias, poucas cirurgias cujos instrumentos ou procedimentos não tenham sido melhorados. Os seus textos contêm muitas coisas em poucas páginas, e encontramos uma originalidade e independência de raciocínio que encantará o leitor e prenderá a sua atenção." (cf. Kirkup, p. 1)
Sem formação académica própria, como era comum em Inglaterra naquele período, Sharp foi aprendiz do eminente cirurgião e anatomista William Cheselden, tendo assistido às comunicações deste sobre anatomia e cirurgia. Ajudou à produção da obra de Cheselden, Osteographia or the Anatomy of the Bones, publicado em 1733 e em 1730 foi para Paris onde se tornou assistente do cirurgião francês Morand. Agraciado com o diploma de "Barbeiro-Cirurgião" em 1732, integrou o pessoal médico do Hospital Guy. Em 1749 é eleito como membro da Royal Society of London e da Academia Real de Cirurgia de Paris. Devido à deterioração do seu estado de saúde, Sharp abandona o Hospital em 1757, falecendo em 1778.
Publicado originalmente em 1739, o Tratado das Operações de Cirurgia é um livro importantíssimo para a história da medicina, sendo o primeiro tratado sobre o tema publicado em língua inglesa. A obra impressiona de imediato pela extensão de cirurgias descritas numa época onde a anestesia ainda não era prática, indo desde as amputações de membros às cataratas, passando por tumores, mastectomias, aneurismas, castração, etc. Sharp é um dos primeiros cirurgiões a defender o uso da cama como forma mais adequada para o procedimento cirúrgico, sendo prática naquele tempo o uso da cadeira, porventura para provocar o desmaio. É também interessante verificar que Sharp evita avançar com qualquer hipótese para a causa das doenças pois eram incertas as conjecturas que sobre essa matéria se faziam na época, preferindo concentrar-se no detalhe da anatomia e precisão cirúrgica, ilustrando a sua obra com 14 gravuras de instrumentos para alcançar este objectivo.
A obra foi traduzida em diversas línguas e conheceu logo uma nova edição no ano da primeira, sendo a portuguesa uma das primeiras. Esta edição vem acrescentada com um trabalho de Jocob Castro Sarmento sobre os remédios, matéria na qual foi bastante reconhecido entre os seus pares, intitulada "Materia Chirurgica, ou todas as Composiçoens e Remedios, da Presente Pratica dos Cirurgioens de Inglaterra e as Coisas mais Principaes e Precisas na Cirurgia", ocupando o volume da p. 365 em diante e ilustrada com duas gravuras desdobráveis e mais uma de página inteira.
Jacob Castro Sarmento (1691-1761) foi médico, naturalista e poeta, natural de Bragança, entrou na Universidade de Évora com apenas 17 anos de idade estudando filosofia e, um pouco mais tarde, medicina em Coimbra onde obteve o grau de bacharel em 1717. Perseguido pela inquisição, exilou-se para Inglaterra, Londres em 1720, tendo aí continuado os seus estudos médicos. Em virtude da sua investigação e descobertas para um medicamento mais adequado para a cura de febres, foi admitido na Royal Society of London em 1725, tendo a partir daí obtido grande reconhecimento pelos seus pares. Escreveu várias obras não só de medicina, mas também literárias. Morreu em Londres em 1761.
¶ Inocêncio, v.3, p. 247; v.10, p. 111; Barbosa, v.2, p. 469; Jewish Encyclopedia, v.3, p. 612 (www.jewishencyclopedia.com); KIRKUP, John, «Samuel Sharp and the Operations of Surgery, 1739» in Journal of Medical Biography 1996, 4: 1-7pp.

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia