fbpx

História & Literatura

PIMENTEL (Manuel). ARTE de Navegar. Lisboa. 1969.

O leilão começará em __ dias e __ horas

Preço base: €10

Comissão da leiloeira: 15%

IVA: Sobre a comissão apenas

PIMENTEL (Manuel)
ARTE de Navegar. Comentada e anotada por Armando Cortesão, Fernanda Aleixo e Luís de Albuquerque. Lisboa: Junta de Investigações do Ultramar, 1969.

[8], 320 pp.: il.; 295 mm. Encadernação editorial com sobrecapa.

Edição rara de um dos mais importantes roteiros portugueses, feita a partir do texto da segunda edição de 1712 e com a revisão do traçado dos desenhos explicativos usados nessa edição por forma a torná-los mais claros.
Pouco sabemos sobre Manuel Pimentel. Filho de Luís Serrão Pimentel, cosmógrafo-mór do Reino, estudou no Colégio de Santo Antão em Lisboa onde assistiu às lições da ‘Aula das Esferas’ que se ensinava naquela escola desde o final do s. XVI. Foi depois para a Universidade de Coimbra onde estudou Direito, seguindo a tradição de, como filho segundo, seguir o caminho das leis ou da vida religiosa. No entanto, seu irmão Francisco Pimentel quis apenas dedicar-se ao ensino e acabou por ser nomeado cosmógrafo-mór em 1679.
Em 1681 completou e publicou uma obra que seu pai deixara incompleta — Arte Prática de Navegar e Regimento de Pilotos — e, em 1699, baseando-se neste primeiro trabalho de seu pai, publica pela primeira vez a sua ‘Arte de Navegar’. A obra, ainda que não possuísse qualquer inovação, era tida como de grande rigor e conheceu várias edições durante o s. XVIII.

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia