História

Lote 32:

BERMUDEZ (D. João). BREVE RELAÇÃO DA EMBAIXADA que o Patriarcha D. João Bermudez trouxe do Imperador da Ethiópia chamado vulgarmente Preste João. Lisboa. 1875

O leilão começará em __ dias e __ horas

Preço base: €40

Preço estimado: 0

Comissão da leiloeira: 15%

IVA: Sobre a comissão apenas

BERMUDEZ (D. João)
BREVE RELAÇÃO DA EMBAIXADA que o Patriarcha D. João Bermudez trouxe do Imperador da Ethiópia chamado vulgarmente Preste João. Publicada pela Academia das Sciencias de Lisboa, conforme a edição de 1565.. Lisboa: Na Typographia da mesma Academia, 1875.

VI, 128 pp., 1 est.: il.; 220 mm. Brochado, com capas de brochura artesanais em papel.

Reedição deste documento que descreve a Embaixada do Imperador das terras do Preste João enviada a D. João III em 1531. A obra foi impressa pela primeira vez em 1565, em Lisboa por Francisco Correia.
D. João de Bermudez é um dos personagens mais interessantes e curiosos das várias embaixadas que no início do s. XVI foram enviadas para estabelecer contacto com o reino do Preste João. Integrado na embaixada de Rui de Lima que havia sido enviado para encontrar Pero da Covilhã em 1520, João de Bermudes permaneceu na Etiópia depois da partida da embaixada em 1526, auto-denominando-se Patriarca da Igreja da Etiópia. Tentou chegar a Lisboa a pedido do soberano etíope para obter uma armada de defesa em socorro daquele território, alvo de ataques por parte de Ahmad Gran, mas acabou capturado pelos turcos que, antes de o libertarem, cortaram-lhe uma parte da língua.
Em Lisboa, alegou que o líder da Igreja da Etiópia o havia consagrado como seu sucessor, que o imperador o havia enviado para se submeter a Roma e que o papa o havia consagrado Patriarca de Alexandria.
A história que é contada neste pequeno relato é, em conjunto com o testemunho do Pe. Francisco Alvares, um valioso e importante documento sobre a presença portuguesa na Etiópia. Muito raro.
bib: Enciclopaedia of Exploration, v.1, p. 111 [B79]

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia