fbpx

Arte & História

SPINOLA (António Ardizone). CORDEL Triplicado de Amor a Christo Jesu Sacramentado, ao Encuberto de Portugal nacido, a seu Reyno restaurado. Lisboa. 1680

O leilão começará em __ dias e __ horas

Preço base: €80

Comissão da leiloeira: 15%

IVA: Sobre a comissão apenas

SPINOLA (António Ardizone)
CORDEL Triplicado de Amor a Christo Jesu Sacramentado, ao Encuberto de Portugal nacido, a seu Reyno restaurado. Lançado em tres livros de sermoens, da feliz aclamaçam d’ El Rey Dom Ioam IV emparada do Ceo: Da Sagrada Comunhaõ restaurada na India: Dos felices annos d’el Rey, & saudosos nacimentos, Natural, Politico, & Milagroso: com huma misteriosa declaraçam da Arvore Real de Christo Senhor nosso, debuxo, & pintura da Decima sexta geração do Sancto, & Invicto Rey Dom Afonso Henriques, e epilogo de louvores d’ el Rey, & Senhor nosso Dom Joam IV pregouos na India na See Primacial de Goa, e em Lisboa na Capella Real. Lisboa: na Impressão de António Craesbeeck de Mello, 1680.

*-4*, 4*, 4*-7*4, ✠6, A-Z, Aa-Zz, Aaa-Zzz, Aaaa-Zzzz, a-f, Gg-Nn4, Oo2; [84], 736, [108] pp., 1 retrato de D. Pedro e 1 retrato de D. João, 4 gravuras no texto: il; 220 mm. Encadernação inteira de pele da época cansada e com perdas de suporte; ligeiramente aparado; frontispício restaurado; cortes de traça marginais junto ao festo sem afectar o texto entre os cadernos Ff e Fff; fólios dos cadernos Nn e Oo finais com restauros marginais.

Primeira e única edição desta obra proibida de circular por edital da Real Mesa Censória, em 1775, facto que justifica a sua raridade.
O Pe. António Ardizone Spinola, Napolitano de nascimento, residiu durante muitos anos em Portugal e esteve, entre 1639 e 1648 na Índia. Esta sua obra, dividida em três partes, cada uma com frontispício próprio, trata, na primeira, da aclamação de D. João IV, na segunda sobre o mistério da Sagrada Comunhão, com vários sermões pregados na Índia e uma terceira dedicada à vida de D. João IV.
A obra costuma vir ornada de seis gravuras a buril, uma retratando D. Pedro e outra D. João IV fora do texto, e o autor durante a celeração da Eucaristia na Índia e três árvores genealógicas, estas últimas no texto.
Muito raro.
bib: Samodães, 191; Inocêncio, I, p. 90; Pinto Matos, p. 543

 

Todas as informações contidas no site ECLÉCTICA LEILÕES® são sua propriedade exclusiva e não podem ser reproduzidas sem autorização prévia