fbpx
CronicaCompanhiaJesusBrasil-front

Um exemplar único da Crónica da Companhia de Jesus no Brasil

Na minha vida de livreiro e leiloeiro, por vezes acontecem coisas espantosas e surpreendentes. Muito raramente acontecem coisas únicas, possivelmente irrepetíveis.

Quando comecei a trabalhar neste lote, fi-lo com o mesmo zelo com que encaro todos os lotes que coloco em leilão, seja com base de licitação de 5€ ou de 5000€. Comecei, como sempre faço em títulos impressos até ao século XVIII, por colaccionar o exemplar.

É um exemplar desencadernado, com as duas partes provenientes de dois exemplares diferentes e, percebi quase de imediato, com falhas. Continuei, com o mesmo zelo, mas com pouco entusiasmo.

Mas o livros têm destas coisas. Por vezes, quando tudo leva a querer que vai ser um dia normal, eis que viro a página 177 e, na oposta, está o número 179.

Não podia ser… Parei e abri a bibliografia…

Voltei ao exemplar para confirmar ainda incrédulo.

Confirmado. O exemplar possuía mesmo um dos 10 cadernos que se salvaram da censura inquisitorial com as páginas 179 a 185 onde o Pe. Simão de Vasconcelos defende que o Paraíso havia de ficar por terras brasileiras.

Para o livreiro e leiloeiro, o Paraíso, por momentos, foi mesmo à sua secretária em Azeitão.

Leilão de 30 de Setembro - História & Arte

Deixe já as suas ordens de compra e não se esqueça de apontar na sua agenda as 21h00 da próxima sexta-feira, dia 30 de Setembro

PARTILHE COM AMIGOS

Mais
histórias