fbpx
474-banner

Leilão de 30 de Setembro – História & Arte

Já está online o próximo leilão da ECLÉCTICA LEILÕES e já pode deixar as suas Ordens de Compra

Em quase todos os leilões, temos alguma dificuldade em destacar lotes. Para a Ecléctica, todos os títulos são importantes, porque são IMPORTANTES PARA SI e PARA A SUA BIBLIOTECA.

Ocasionalmente, há leilões em que temos menos dificuldade, porque há lotes que se destacam por si, não porque sejam menos importantes que outros, mas porque a sua raridade é tal que os torna de imediato no destaque natural.

 

É o caso do lote 19, VASCONCELOS (Pe. Simão de). CHRONICA da Companhia de Jesv do Estado do Brasil […] Lisboa, 1663 do nosso próximo leilão.

É o primeiro exemplar que conhecemos com as folhas do texto original do Pe. Simão de Vasconcelos para o final da Primeira Parte. Censurados pelo Inquisidor, as páginas 179 a 184 foram substituídas por outras, numeradas a partir da página 185. Sabe-se que já haviam sido impressos 10 exemplares dessas páginas que foram de imediato retiradas e oferecidas pelo autor a alguns seus amigos. Até hoje nunca foi vendido em leilão qualquer exemplar com os fólios censurados, fazendo deste exemplar, único.

Nem mesmo a ausência do primeiro fólio de texto – infelizmente um defeito grave no exemplar – consegue retirar importância ao lote.

 

Por isso, não se atrase, veja este e outros grandes lotes do nosso próximo leilão.

Leilão de 30 de Setembro – História & Arte

Deixe já as suas ordens de compra e não se esqueça de apontar na sua agenda as 21h00 da próxima sexta-feira, dia 30 de Setembro

PARTILHE COM AMIGOS

Mais
histórias