fbpx
473Lot40-b

Descrição da Cidade do Porto, 1789

A história local foi sempre um assunto muito procurado nos alfarrabistas portugueses. Em todas, quase sem excepção, havia uma estante dedicada a essa temática, por norma até com uma sub-secção dedicada à história do local da sede.

Neste próximo leilão de 23 de Setembro, consta um exemplar de um dos mais importantes textos de finais do século XVIII sobre a cidade do Porto.

Publicado pela primeira vez em 1789, é um fidelíssimo testemunho do estado da cidade naquela época. Escrito pelo Pe. Agostinho Rebelo da Costa, a obra possui um capítulo preliminar intitulado “Descripção Preliminar da Província d’ Entre-Douro e Minho” e está ilustrada com 4 belíssimas gravuras, a saber, um mapa da Província de Entre-Douro e Minho; uma vista da cidade do Porto; um plano que mostra a ordem com que os Desembargadores da cidade do Porto Despacham na Relação; e, finalmente, uma Planta Geográfica da Barra da Cidade do Porto.


Aparecem alguns exemplares no mercado, mas quase sempre com falta de uma ou mais gravuras, em particular a grande vista da Cidade do Porto.

Exemplares completos, como o que apresentamos neste leilão, são raríssimos.

No historial da Ecléctica Leilões, apenas vendemos um outro exemplar completo – https://www.eclecticaleiloes.com/auction/224-biblioteca-particular-parte/lot-78-costa-agostinho/ – que foi vendido por 600€ (mais comissões).

Já tivémos outros exemplares, mas sempre faltos de uma ou várias gravuras.

Aproveite para licitar agora –> AQUI <–

PARTILHE COM AMIGOS

Mais
histórias