fbpx
BP-10anos

Dez anos de uma grande Biblioteca

A Ecléctica leilões está de parabéns. Há 10 anos que apresentámos o primeiro catálogo de uma das maiores e melhores bibliotecas privadas portuguesas alguma vez reunidas. Sem falsas modéstias, esse dia 5 de Junho marcou, não só a nossa empresa, mas também a forma como os catálogos eram (e ainda são) apresentados e a história da Bibliofilia em Portugal.

Desde 1992 que nos habituámos a ver o proprietário desta extraordinária Biblioteca em todos os alfarrabistas de Lisboa, Porto, Madrid, Londres ou Paris, e em todos os leilões de livros em Portugal. Era um daqueles homens extraordinários, humilde, sempre com uma boa dose de conversa e com uma paixão única pelos livros. Uma daquelas paixões que contagia e que, para um jovem livreiro como eu era na época, transformava o homem em ídolo e modelo.

Nos leilões, para alegria dos leiloeiros e tristeza dos competidores, quando levantava a mão para licitar era quase certo que iria ganhar o lote. Obstinado, não deixava que lhe roubassem aquele lote que tanto queria, chegando por vezes à irracionalidade que todos os coleccionadores querem combater, mas à qual, em algum momento, sucumbem.

Os seus temas centrais eram a história dos Descobrimentos portugueses e a ciência e não hesitava em adquirir desde o livro mais importante, raro e valioso, até ao pequeno folheto de 500 ou 600 escudos. A sua motivação nunca foi outra que não a paixão do livro pelo livro, jamais preocupado com a valorização ou desvalorização de um qualquer título, sem qualquer arrependimento, mesmo quando comprava títulos repetidos (quem nunca).

No final da vida, passava ao final do dia pelo meu espaço na Rua de O Século várias vezes por semana. Muitas foram as horas de conversa sobre livros e pouco mais. E já cansado e idoso, algumas vezes adormeceu nos meus sofás azuis por 5 ou 10 minutos. Nunca o acordei, sabia que não eram os sofás que o descansavam, era a companhia dos livros nas estantes e isso deixava-me feliz e até invejoso.

O primeiro leilão foi ainda uma selecção feita por si, com a minha ajuda e a de seu filho. Infelizmente não lhe pude mostrar esse primeiro catálogo. Faleceu cerca de um mês antes. Fá-lo-ia com orgulho de aprendiz para mestre, eternamente agradecido.

A comemorar 10 anos, recordo esse primeiro catálogo, mostrando-o com o mesmo orgulho pelo meu trabalho e com ainda maior dose de agradecimento nas pessoas das suas três filhas e do seu filho, em especial a este último que tem acompanhado este longo e nem sempre fácil processo mais de perto.

Para comemorar estes 10 anos, nas próximas semanas iremos recordar alguns dos títulos mais marcantes (e não exclusivamente pelo valor ou importância) que pertenceram a essa Biblioteca e têm sido (e continuam a ser) vendidos quer em leilões presenciais, quer em leilões online.

PARTILHE COM AMIGOS

Mais
histórias