fbpx
antonio-tenreiro-blog-ormuz

António Tenreiro, um Viajante Português

Pouco se sabe sobre a vida de António Tenreiro, além do que escreveram Diogo do Couto e Gaspar Correia. Segundo o autor das Décadas, Tenreiro era natural de Coimbra, tendo acompanhado a comitiva do embaixador Baltasar Pessoa ao rei da Pérsia. Por vontade própria afastou-se da embaixada e dirigiu-se a Jerusalém, acabando preso no Cairo. Solto, decide regressar à Índia, lugar a que também não chegou, detendo-se em Ormuz, segundo ele próprio, por cinco ou seis anos.

Havendo notícias para fazer chegar a D. João III o mais rapidamente possível, o governador Lopo Vaz de Sampaio e o capitão da fortaleza de Ormuz, Cristóvão de Mendonça, procuraram alguém adequado para a empresa. Como alerta Luís de Albuquerque, o caminho mais rápido para então se chegar a Portugal era o terrestre, não o marítimo, “embora fosse também, certamente, a mais eriçada de ciladas e incertezas” (Albuquerque, p. 42). António Tenreiro reunia o conjunto de qualidades necessárias – falava árabe, conhecia os costumes daqueles povos – e, mediante algumas condições impostas, aceitou partir para Portugal, onde chegou ao fim de três meses.

Mapa dos locais mencionados no Itinerário na viagem de Ormuz para Lisboa.

Esta viagem de Tenreiro constitui a primeira em que se realizou o troço mais difícil da viagem da Índia a Portugal por terra, sem ser integrado numa caravana, mas apenas por um guia e que apenas o seguiu durante a travessia do deserto.

Chegado a Portugal, alcançou grande reconhecimento por parte de D. João III, tendo-lhe concedido mercês e o hábito de Cristo.

A descrição da sua viagem é feita com grande cuidado e detalhe. Além das informações sobre as cidades e vilas que visitou e os costumes das gentes, possui outros pontos de interesse como breves apontamentos breves sobre a vida das cáfilas quando atravessavam as zonas desérticas, entre outros.

As duas primeiras edições, como se descreve em baixo, são de 1560 e 1565, seguindo-se edições no século XVIII integrado nas edições daquele século das Peregrinações de Fernão Mendes Pinto. Mais recentemente, António Baião, em 1953 publica uma edição com alguns documentos relativos à vida do viajante.

Edições

  1. Itinerário de António Tenreyro Cavaleyro da ordem de Christo, em que se contem como da India veio por terra a estes Reynos de Portugal. Coimbra: Em Casa de António de Maris, 1560.
  2. Itinerário De António Tenrreyro, que da India veyo por terra a este Reyno de Portugal. Em que se conte[m] a viagem & jornada q. fez no dito caminho, & outras muitas terras & cidades, onde esteve antes de fazer esta jornada, & os trabalhos q. em esta pelegrinação pasou. Em Coimbra: Por João Barreira, 1565.
  3. PINTO, Fernão Mendes. Peregrinação de Fernaõ Mendes Pinto E por elee escrita: que consta de muitas, e muy estranhas cousas, que vio, e ouvio no Reyno da China, no da Tartaria, no de Pegú, no de Martavaõ, e em outros muitos Reynos, e Senhorios das partes Orientaes. E tambem dá conta de muitos casos particulares, que aconteceraõ assim a elle, como a outras muitas pessoas; e no fim della trata brevemente de alguas noticias, e da morte do Santo Padre Mestre Francisco Xavier […]. E agora novamente correcta, e emendada. Accrescentada com o Itenerario de Antonio Tenreiro […] e a Conquista do Reyno de Pegú feita pelos Portuguezes no anno de 1601, sendo Vi-Rey da India Ayres de Saldanha. Lisboa: Officina Ferreiriana, 1725.
  4. PINTO, Fernão Mendes. PEREGRINAÇAÕ de Fernaõ Mendes Pinto E por elee escrita: que consta de muitas, e muy estranhas cousas, que vio, e ouvio no Reyno da China, no da Tartaria, no de Pegú, no de Martavaõ, e em outros muitos Reynos, e Senhorios das partes Orientaes. E tambem dá conta de muitos casos particulares, que aconteceraõ assim a elle, como a outras muitas pessoas; e no fim della trata brevemente de alguas noticias, e da morte do Santo Padre Mestre Francisco Xavier […]. E agora novamente correcta, e emendada. Accrescentada com o Itenerario de Antonio Tenreiro […] e a Conquista do Reyno de Pegú feita pelos Portuguezes no anno de 1601, sendo Vi-Rey da India Ayres de Saldanha. Lisboa: Officina João de Aquino Bolhões, 1762.
  5. PINTO, Fernão Mendes. Peregrinação de Fernão Mendez Pinto. Nova edição conforme a primeira de 1614. Lisboa: Na Typographia Rollandiana, 1829.
  6. ITINERÁRIOS da Índia a Portugal por Terra. Revistos e prefaciados por António Baião, Director do Arquivo da Torre do Tombo e sócio efectivo das Sciências de Lisboa. I. Itinerário de António Tenreiro, Sexta Edição, Conforme a Segunda, de 1565. II. Itinerário de Mestre Afonso, Reedição conforme o manuscrito da Torre do Tombo. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1923.
  7. [e 8.] Itinerário em que se Contém como da Índia veio por terra a estes Reinos de Portugal António Guerreiro / Recolha de Luíza Lemos. Lisboa: Editorial Estampa, 1971 e 1980.
  1. Viagens por terra da India a Portugal, Tenreiro e Mestre Afonso. Lisboa: Publicações Europa América, 1991.
  2. Itinerário da Índia por Terra a Este Reino de Portugal / ed. Rui Manuel Loureiro. Portimão : Livros de Bordo, 2020

Bibliografia

Inocêncio, v. 1, 281; v.8, 314; Barbosa, v1, p.407; D. Manuel, 97; GRAÇA, Luís, A Visão do Oriente na Literatura Portuguesa de Viagens: Os Viajantes Portugueses e os Itinerários Terrestres (1560-1670). Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1983; ALBUQUERQUE, Luís de, «António Tenreiro, O Fascínio da Viagem por Terra» in Navegadores, Viajantes e Aventureiros Portugueses, Sécs XV e XVI. Lisboa: Círculo de Leitores, 1987, v.2, pp.42-52.

PARTILHE COM AMIGOS

Mais
histórias