fbpx
historia-recursos

De Alguns Recursos que Usamos

Hoje, partilhamos consigo cinco recursos que usamos na Ecléctica Leilões.

1. Porbase: https://porbase.bnportugal.gov.pt/

PorBase

Porbase é a maior base de dados bibliográficos do país. Coordenada pela Biblioteca Nacional, contém os seus registos e de mais de 170 outras bibliotecas portuguesas, quer públicas, quer privadas. Constitui, por isso, um valioso instrumento bibliográfico onde cada registo obedece às Regras Portuguesas de Catalogação com informação bastante rigorosa e fidedigna.

2. KVK, Karlsruhe Virtual Catalog: https://kvk.bibliothek.kit.edu/

kvk search old books

O Karlsruhe Virtual Catalog é um instrumento semelhante à Porbase, mas que agrega os registos das bibliotecas nacionais de vários países (incluindo a nossa Porbase) e de vários outros sítios na internet de venda de livros antigos. Constitui um valioso instrumento especialmente se lida com títulos estrangeiros sem a necessidade de consultar cada uma das bases de dados dos respectivos países.

3. Universal Short Title Catalogue: https://www.ustc.ac.uk/

Universal Short Catalogue

Da forma impressa para a disponibilidade na internet, o Universal Short Title Catalogue é outra ferramenta importantíssima quando se investiga obra de séculos mais recuados. Como o nome indica, não apresenta os dados completos para cada espécie bibliográfica, mas uma forma concisa. Ainda assim, tem os dados essenciais como autor(es), título, pé de imprensa e colacção. Na Ecléctica Leilões já ajudou a ter a certeza quais as faltas de um determinado exemplar. É usado amiúde por profissionais, apresentando-se a maioria das vezes a referência bibliográfica na forma USTC seguido do seu número de registo. Por exemplo, USTC5039303 para a edição de 1609 das Rimas de Camões.

4. AddAll: https://www.addall.com/used/

Add All search Engine

O AddAll é um portal agregador dos títulos que se encontram à venda em sítios na internet como o Abebooks, Antiqbook, Alibris, Livre Rare Book, entre muitos outros. Se está à procura de um título em particular para compra directa, pode fazer a sua pesquisa por aqui, facilmente podendo comparar a oferta. O AddAll não vende nada, simplesmente indica em que sitíos o título pesquisado está disponível e qual o livreiro que o vende.

5. Rare Book Hub: https://www.rarebookhub.com/

Rare Book Hub

O Rare Book Hub oferece um serviço único e até ao momento inigualável. Numa base de dados gigantesca, possui o registo de vendas em leilão do mundo inteiro, recuando até início do século XX. Se um determinado título foi vendido, por exemplo, na Sothebys de Nova Iorque em 1988, o registo estará nesta base de dados, ficando a saber por quanto foi vendido. Em suma, é a agregação do antigo Book-Auction Records.

Além deste histórico, possui também um registo de títulos colocados à venda em leilões e por livreiros registados. Recorrendo a uma ferramenta que a empresa chama “matchmaker”, o utilizador guarda palavras-chave e receberá no seu email informações sobre títulos colocados à venda que satisfazem os critérios que guardou.

A ferramenta de avisos para livros disponíveis, quer em leilões, quer em livreiros, é gratuita. As mais avançadas, incluindo os resultados passados, só estão disponíveis por subscrição com preços que começam nos USD$52,50 para uma utilização por 10 dias a USD$825,00 por ano para acesso a todas as funcionalidades.

PARTILHE COM AMIGOS

Mais
histórias